sexta-feira, 15 de abril de 2022

REDUÇÃO FAKE DA ALÍQUOTA DO IPI NO GOVERNO BOLSONARO: A ÚNICA VERDADE DO NEOFASCISTA É O ARROCHO SALARIAL CONTRA OS TRABALHADORES 

A tão propagandeada redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), comemorada por Paulo Guedes, ministro da Economia do governo neofascista de Bolsonaro, a pretexto de “reindustrializar o país”, retirou recursos importantes do setor público ao passo que não reduziu os preços de bens duráveis da linha branca e de veículos, como foi prometido. Valendo desde 25 de fevereiro, a benesse das aos empresários e que retira R$ 12 bilhões dos Estados e municípios destinados a serviços como de educação e saúde, não chegou ao consumidor final, como confirmam os índices de inflação. Os preços de bens duráveis gerais, incluindo produtos como geladeira, máquina de lavar, fogão e carros novos continuaram subindo nos últimos meses de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

A tributação foi reduzida em 25% para produtos da linha branca (eletrodomésticos) e em 18,5% para veículos. Os economistas dizem que, apesar da medida, os custos de produção e frete continuarão pressionando os preços. Além disso, a redução de imposto pode acabar indo para a recomposição do lucro entre fábrica e loja, espremidos pela crise capitalista e baixa demanda no consumo, os empresários irão acabar embolsando a pequena redução da alíquota. 

No IPCA de março, cuja variação de 1,62% bateu o recorde da inflação dos últimos 28 anos, apenas os televisores tiveram uma leve redução de preços na comparação mensal. Isso, contudo, é atribuído à queda do dólar – já que a maior parte dos componentes são importados – e não à redução do IPI. Todos os demais produtos tiveram aumento de preços em fevereiro e março, seguindo a onda de inflação e carestia que já são marca registrada do governo Bolsonaro. 

“Reajustes em itens como aço, pneus e resinas afetaram o custo e repassamos parte disso aos preços. Além disso, os veículos hoje têm mais conteúdo”, declarou cinicamente o presidente da Anfavea(entidade patronal do setor automobilístico)ao tentar se explicar por que a redução do IPI não alterou nos preços dos veículos que continuam subindo, ao divulgar o resultados das vendas do setor em março. A maior dos últimos 18 anos para o mês: 22,5%. Para a classe trabalhadora a única verdade deste governo neofascista é o recrudescimento do arrocho salarial e o aumento do desemprego.