quinta-feira, 21 de abril de 2022

ENFIM MARIUPOL É CONQUISTADA DO BATALHÃO NAZISTA AZOV: LIBERTADA PELA MILÍCIA DA REPÚBLICA POPULAR DE DONETSK E POR FORÇAS MILITARES RUSSAS

"Mariupol foi libertada das mãos dos nazistas do Azov pelas Forças Armadas da Federação Russa e pela milícia popular da República Popular de Donetsk. Os restos da formação nacionalista se refugiaram na zona industrial da fábrica de Azovstal", declarou o Ministro da Defesa russo, Sérguei Shoigú, durante una reunião com o próprio presidente Putin nesta quinta-feira 21 de abril.

Nas palavras do alto comandante militar, em 11 de março, dia em que Mariupol foi cercada para a libertação, o número total de forças armadas ucranianas e mercenários estrangeiros trazidos pela OTAN, ultrapassou 8.100 pessoas.  Destes, mais de 4.000 foram neutralizados e 1.478 se renderam, enquanto mais de 2.000 permaneceram entrincheirados na metalúrgica Azovstal, afirmou Shoigú.

Por sua vez, Vladimir Putin ordenou que o ataque ao Azovstal fosse cancelado, chamando-o de irracional.  "Devemos pensar em preservar a vida e a integridade de nossos soldados e oficiais", afirmou o presidente russo.

O Ministro Sérguei denunciou que para oferecer resistência os nacionalistas colocaram veículos blindados e artilharia nos andares térreos dos prédios residenciais e franco-atiradores nos andares superiores.  Além disso, reuniram seus habitantes nos andares intermediários e nos porões, transformando a população civil em "escudos humanos".

Shoigú acrescentou que desde 21 de março, corredores humanitários são abertos diariamente para evacuar civis e cidadãos estrangeiros.  Ele também informou que para "os soldados das Forças Armadas da Ucrânia e os militantes dos batalhões nacionalistas da extrema direita" foi oferecido uma deposição das armas.  "Eles estavam garantidos, é claro, vida, segurança e assistência médica", declarou.

"Apesar da  resistência do batalhão Azov, conseguimos evacuar 142.711 civis de Mariupol após suas instruções", disse Shoigu ao presidente Putin:"Todos os reféns que estavam no porto comercial foram libertados, incluindo as tripulações dos navios cujos sistemas de comunicação foram destruídos para que não pudessem se comunicar com ninguém".

“Atualmente, a situação na cidade é calma, o que permite começar a restabelecer a ordem, devolver a população e estabelecer uma vida tranquila”, relatou Shoigú. Paralelamente, o comandante militar prometeu a Putin que as Forças Armadas russas precisarão de três ou quatro dias para concluir os trabalhos na metalúrgica Azovstal, onde permanecem soldados e mercenários nazistas ucranianos.

Vladimir Putin ordenou que o ataque ao complexo fabril de Azovstal fosse cancelado, chamando-o de irracional: “Não há necessidade de entrar nessas catacumbas e rastejar no subsolo por essas instalações industriais. Bloqueie esta área industrial para que nem mesmo uma mosca possa sair". Os Marxistas Leninistas saudamos essa importante vitória do proletariado mundial contra as forças do nazifascismo, hoje impulsionado em todo planeta pelo imperialismo ianque.