quinta-feira, 14 de abril de 2022

DIRETO DO FRONT: O QUE PROCOVOU O AFUNDAMENTO DO CRUZADOR RUSSO MOSKVA NO MAR NEGRO? AS "PATAS" DA OTAN POR TRÁS DO NAUFRÁGIO...

O Ministério da Defesa russo anunciou nesta quinta-feira (14) que o cruzador de mísseis Moskva havia afundado no Mar Negro. "Durante o reboque do cruzador Moskva para o porto de destino, o navio perdeu o equilíbrio devido aos danos no casco causados pelo incêndio que aconteceu após a detonação de sua munição. Ele afundou em um mar tempestuoso", disse a Defesa russa em comunicado. O Ministério da Defesa disse ontem, quarta-feira (13), que o Moskva foi atingido por fogo pesado, que detonou parcialmente seus estoques de munição. A Ucrânia afirma que o cruzador foi atingido por dois mísseis R-360 Neptune. A tripulação foi evacuada com sucesso e o fogo foi contido, evitando o risco de mais detonação de munição. Depois de conter o fogo, o Moskva estava sendo rebocado de volta para Sevastopol para reparos quando afundou. Um ataque ao navio só pode ter ocorrido com o apoio militar direto e de informações da OTAN.

Relatos não confirmados dão conta de que o ataque de uma bateria ucraniana de mísseis Netuno (“Нептун” ou R-360 “Neptun”) danificou o cruzador russo Moskva ao largo de Odessa, porto estratégico no Mar Negro, litoral sudoeste da Ucrânia.

Diversas autoridades govenamentais ucranianas alegaram, nesta quarta-feira, que dois mísseis ucranianos do sistema Netuno, aparentemente disparados de uma bateria escondida em Odessa ou nos arredores, atingiram e incendiaram o cruzador russo.

Entre as autoridades que veicularam o suposto ataque, estão Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia e Maksym Marchenko, chefe da administração em Odessa.

O autor da notícia no site Forbes, David Axe (especialista em temas de armamentos) recomenda ler com ceticismo esses relatos, pois desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 23 de fevereiro, houve várias alegações de navios russos atingidos ou afundados ao largo de Odessa e outros portos, mas com apenas uma confirmação: um navio-patrulha russo, atingido por armamento antitanque antigo, próximo à costa em Mariupol.

No caso do suposto ataque ao Moskva, a arma utilizada seria muito mais poderosa: o sistema Netuno, que dispara mísseis de cruzeiro R-360, teve seu desenvolvimento iniciado em 2013, com primeiros testes de disparo em 2018. O míssil, que voa a baixas altitudes, tem alcance divulgado de 180 milhas.