domingo, 3 de abril de 2022

EFEITO BUMERANGUE DAS SANÇÕES A RÚSSIA: GRANDE PROTESTO NO REINO UNIDO CONTRA ALTOS NOS PREÇOS DE GÁS E ENERGIA

Centenas de pessoas foram às ruas de várias cidades do Reino Unido no sábado para protestar contra os fortes aumentos nos preços da energia e gás. A partir de 1º de abril, o Reino Unido elevou o limite de preço do gás e da eletricidade para 54%. Desta forma, a fatura média das famílias desses serviços aumentaria para cerca de 1.971 libras por ano (2.585 dólares), incremento que ocorre no marco da guerra na Ucrânia, devido a escasses de gás e carvão provocadas na Europa como efeito bumerangue das sanções contra a Rússia.

Na capital britânica, Londres, manifestantes se reuniram do lado de fora da residência do primeiro-ministro Boris Johnson e pediram sua renúncia, assim como todo o governo conservador. O porta-voz da Assembleia Popular contra a Austeridade, que organizou as manifestações, afirmou que "a indignação dos cidadãos com a crise do custo de vida está crescendo rapidamente" e a resposta está "ganhando força".

Neste sábado, o secretário de Estado da Irlanda do Norte, Brandon Lewis, salientou em entrevista à Sky News que o governo britânico "não pode anular completamente os impactos dos mercados globais e da pressão global, por exemplo, na energia, que é obviamente o principal foco de atenção agora para a maioria das pessoas."