domingo, 29 de agosto de 2021

DECLARAÇÃO DO HEZBOLLAH (RESISTÊNCIA LIBANESA): “OS EUA TRANSLADARAM MILHARES DE MILITANTES DO DAESH PARA O AFEGANISTÃO”

Em uma declaração por ocasião do 4º aniversário da vitória do Movimento de Resistência Islâmica do Líbano (Hezbollah), a organização se pronunciou diante dos últimos acontecimentos que envolvem o Daesh. Seyed Hasan Nasralá, secretário-geral do Hezbollah, sublinhou nesta última sexta-feira (27/08) que, com o apoio internacional do imperialismo milhares de terroristas foram transferidos para a Ásia Ocidental, o que também afetou o Líbano.

“O Daesh sempre foi uma ameaça a Beirute e ao Exército libanês", afirmou Nasralá, ao lembrar que as próprias autoridades dos EUA, incluindo o ex-presidente Donald Trump (2017-2021),  a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e a ex- o presidente Barack Obama (2009-2017) criaram o Daesh para atacar governos nacionalistas árabes e organizações da resistência muçulmana como o Hezbollah e o regime sírio.

O Secretário-Geral do Hezbollah também especificou que “enquanto a embaixada dos EUA, chantageando a ajuda econômica ao Exército libanês, impediu o governo de Beirute de lutar contra o Daesh, no entanto, o Irã forneceu ao Líbano tudo que é necessário para combater o terrorismo, um slogan que continuará até o fim deste flagelo. Alertamos a todos os grupos do EI, terroristas e forças sionistas israelenses que voltaremos a combater se vocês voltarem”, declarou.

Referindo-se à situação caótica no Afeganistão, Nasralá destacou que Washington transferiu alguns líderes do Daesh para o país da Ásia Central.  No entanto, ele indicou que os acontecimentos no país mostram que os planos dos Estados Unidos para a região estão se desintegrando. Segundo o líder da resistência libanesa, os norte-americanos  transferiram os líderes desse grupo terrorista da Síria e do Iraque para o Afeganistão por helicópteros e aviões. “Na verdade, isso foi feito quando os EUA já tinham certeza da provável queda do Afeganistão”, afirmou.

“Qualquer nome que os EUA dêem (após seu papel na crise do Afeganistão) é uma farsa e seu propósito é a ocupação e a dominação.  O que estamos observando hoje no Afeganistão é a derrota total dos Estados Unidos, como os próprios cidadãos americanos também admitiram”, disse Nasralá.

Na quinta-feira, ocorreu um atentado suicida na entrada do Aeroporto Internacional de Cabul (capital do Afeganistão), onde, segundo os últimos números, 170 pessoas morreram, das quais pelo menos 13 eram militares norte-americanos e mais de 150 feridos. Pouco depois, a filial afegã do Daesh assumiu a responsabilidade pelos ataques, por meio de um comunicado publicado pela Amaq - braço de mídia do grupo terrorista- em seu canal Telegram.

Todos esses trágicos eventos ocorrem em um momento em que está em pleno andamento a evacuação de militares de vários países imperialistas que ocuparam criminosamente o Afeganistão por duas décadas.