quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PCO AFIRMA SER LULA UM “OBSTÁCULO” A FRENTE AMPLA ENQUANTO ELE NEGOCIA COM “CENTRÃO” E MDB APOIO A SUA CANDIDATURA: QUANTO RUI PIMENTA "EMBOLSOU" PARA DEFENDER DESCARADAMENTE O PETISTA?

O PCO acaba de anunciar a farsa que “Lula e o PCO são os dois grandes obstáculos à política de frente ampla” justamente quando Lula no Nordeste vem negociando com os partidos golpistas do "Centrão" e o MDB o apoio a sua candidatura burguesa. Além disso tem se aproximando dos tucanos, como FHC e Tasso Jereissati, visando o apoio tucano no segundo turno das eleições presidenciais. A quem Rui Pimenta quer enganar? Pelo visto, o corrupto Causa Operária vem prestando seus serviços para pintar com um “verniz de esquerda” as negociações de Lula com os partidos burgueses. Quanto Rui Pimenta "embolsou" para fazer esse trabalho sujo?

Não por acaso o PCO, como um verdadeiro cego político, vê o que não existe ao afirmar que “Lula é a ligação umbilical da esquerda com a classe trabalhadora e com os setores mais empobrecidos do país, e por essa relação a sua candidatura não serve aos atuais propósitos do imperialismo e da direita nacional, que são os de esfolar completamente os trabalhadores do país, retirando todos os direitos, além de entregar o que resta do patrimônio nacional às empresas imperialistas. Portanto, candidatura de Lula se coloca contra a frente ampla não por suas ideias, mas pelo simples fato de sua existência” (24.08). O pior cego é aquele que não quer ver... mas Rui Pimenta vem se corrompendo ao PT justamente para fazer o papel de defensor de Lula apesar de toda sua política de aberta colaboração de classes.

A Frente Ampla burguesa comandada por Lula deve compor palanques "ecléticos" nos estados tendo aliados estratégicos o PSB golpista na centro-esquerda, agora fortalecido com Freixo e Flávio Dino e com o PSD do “Centrão” fisiológico burguês sob o comando do reacionário Kassab, na centro-direita. A peregrinação de Lula, indica as costuras do arco podre de colaboração de classes.

“Essa viagem [de Lula] não vai precipitar uma decisão nossa, mas é um passo importante desta caminhada”, avalia o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), que estará no jantar junto a Campos e ao governador Paulo Câmara (PSB).

No Recife, Lula também vai se encontrar com os deputados federais Dudu da Fonte (PP-PE) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). O objetivo do petista é fortalecer palanques locais, atraindo um eleitorado mais conservador.

No Rio, Marcelo Freixo no PSB será candidato a governador. Lula tenta levar o PSD (agora sob comando de Eduardo Paes) para a aliança, mas o prefeito não vem avançando nesta direção. Já em Minas, a frente burguesa deve ser liderada pelo atual prefeito de BH, o reacionário Alexandre Kalil (PSD).

O partido de Lula teria candidatos próprios apenas em três estados do Nordeste que já governa (Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí), além do Espírito Santo (com o nome do recém filiado Fabiano Contarato). No Ceará, o PT é controlado por Ciro Gomes. No Maranhão, quem comanda o jogo é Flávio Dino, que vai para o PSB e pode ser vice de Lula. Em Pernambuco, o PT vai apoiar o PSB.

Na região Norte, a frente de Lula será ainda mais “ampla”, com canalhas corruptos como Elder Barbalho (MDB-PA) e Omar Aziz (PSD-AM), o fanfarrão presidente da CPI e contando com a força de lideranças oportunistas como Randolfe (Rede-AP) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), prefeito de Belém.

A regra de Lula para garantir o apoio das legendas burguesas é, em geral, é ceder espaço aos aliados nos Estados, e construir alianças ao centro: com o MDB de Renan (AL) e Requião (PR), mas principalmente com o PSD. O partido de Kassab terá papel decisivo nessa articulação burguesa.

Lula propõe que os capitalistas deixem de apoiar o governo neoliberal de Bolsonaro e apresenta seu nome para ser novamente o gerente do comitê de negócios da burguesia em 2022 ancorado em uma frente ampla que vai do PCO, PSOL, passando pelo PT, PCdoB, PSB, Rede até o MDB, PSD e Cidadania...

Para o PCO o Lula de 2022 é o candidato dos trabalhadores contra Bolsonaro, não importando que o petista esteja costurando uma frente ampla com o centro e a direita burguesa para gerenciar o Estado sob as ordens do grande capital! Rui Pimenta “esqueceu” que em 2002 acusou Lula de ser o “presidente dos banqueiros”, mas agora ele seria o “presidente dos trabalhadores”.