quinta-feira, 26 de agosto de 2021

EXPLOSÃO NO AEROPORTO DE CABUL: PENTÁGONO AFIRMA QUE FOI “OBRA” DO DAESH, UMA ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ALIMENTADA PELOS EUA NA GUERRA CONTRA A SÍRIA

Duas explosões ocorreram no portão oriental, fora do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul. Também são relatados tiroteios, há informações sobre feridos e vítimas mortais. John Kirby, o porta-voz do Pentágono, confirmou no Twitter que ocorreu uma explosão, dizendo que "era incerto o número de vítimas neste momento". A primeira explosão foi atribuída a um “homem-bomba” e a mídia local diz que o tiroteio que ocorreu depois envolveu militantes e forças da coalizão liderada pelos EUA encarregadas de vigiar o aeroporto em meio à evacuação.

Segundo o portal Politico, que cita fontes e representantes do governo dos EUA, a explosão foi causada por um homem-bomba do Daesh, organização terrorista alimentada pela Pentágono/OTAN na guerra imperialista contra a Síria.

Um Jornalista da Fox News informou, citando funcionários anônimos dos EUA, que pelo menos três soldados americanos foram feridos no ataque. Meios de comunicação locais indicaram que a referida explosão ocorreu perto do Hotel Baron, em frente ao aeroporto, que tem sido usado em grande parte por militares britânicos. O embaixador da França no Afeganistão advertiu sobre a possibilidade de mais uma explosão, enquanto o Ministério da Defesa da Turquia afirmou que já houve duas explosões no local.

De acordo com fontes do próprio movimento Talibã, a explosão já causou ao menos 13 mortos incluindo crianças, muitos guardas talibãs ficaram feridos. Segundo disse uma fonte do novo governo em um hospital ao canal russo Sputnik, a explosão resultou em 12 mortos e mais de 48 feridos. No entanto, apesar da situação caótica vivida na capital afegã, aeronaves continuam a decolar do aeroporto de Cabul após as explosões na cidade.

O governo provisório do Talibã rejeitou o pedido da União Europeia para estender o prazo para que as forças de ocupação deixassem o país. A tendência dos próximos dias é de uma aumento das tensões, na medida que a mídia corporativa imperialista alimenta cada vez mais a versão de que os “mocinhos da OTAN” estão no aeroporto de Cabul salvando a população dos “sanguinários bárbaros do Talibã”...