quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PACHECO REJEITA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MORAES (STF): BOLSONARO ISOLADO EM SUAS BRAVATAS DISTRACIONISTAS... BURGUESIA EXIGE QUE “FOCO” SEJA O AVANÇO DO AJUSTE NEOLIBERAL

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. "Como presidente do Senado, determinei a rejeição da denúncia e o arquivamento do processo de impeachment. Esse é o aspecto jurídico. Mas há também um aspecto importante que é a preservação de algo fundamental que é a separação dos poderes, e a necessidade de que a independência dos poderes seja garantida e que haja a relação mais harmoniosa possível", disse Pacheco em pronunciamento. Lembremos que o presidente neofascista publicou pediu ao Senado que instaurasse um processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF. A ação teatral de Bolsonaro ocorre depois a prisão de seu aliado Roberto Jefferson, por ordem de Alexandre de Moraes após ataques do ex-deputado as “sagradas instituições democráticas”. Para chantagear a oposição burguesa, Bolsonaro voltou a acenar com a possibilidade de um “golpe”, só que o verdadeiro “golpe” que o neofascista vem aplicando contra a população é o avanço agressivo das (contra)reformas neoliberais.

Como sabe que não conseguirá no Senado o impeachment de nenhum Ministro do STF, e que pelo contrário o que caminha lentamente no Congresso é o seu próprio impeachment, Bolsonaro arma o “teatro político da distração”, tendo como protagonistas da “encenação” não só os seus comparsas da extrema direita, mas principalmente os “caciques” da oposição burguesa que pretendem levar esta “novela” até o capítulo final das eleições de 2022. 

Como Marxistas Revolucionários temos uma certeza inquebrantável: sabemos do caráter de classe do STF, a corte maior da burguesa do país está a serviço da classe dominante. Nesse sentido, a vanguarda classista deve denunciar o STF como serviçal dos grandes grupos econômicos capitalistas, alertando inclusive que os “ilustres” ministros desta instituição considerada o sustentáculo “ético” do atual regime na verdade tomam suas decisões em função das pugnas políticas existentes nas entranhas do poder republicano. 

Por isso declaramos: nenhuma ilusão nas instituições do regime político, no parlamento e no judiciário, lutemos por construir uma alternativa de poder operário e popular baseado na democracia operária dos trabalhadores em luta contra a direita e a Frente Popular! Convocamos o combate de classe ao governo Bolsonaro, a direita reacionária e fascistoide sem capitular a política venal e covarde da Frente Popular, cujo objetivo é amortecer a luta de classes para um terreno que a burguesia domina: o circo eleitoral de 2022!