domingo, 22 de agosto de 2021

GRAVE DENÚNCIA DO PARTIDO COMUNISTA DA VENEZUELA (PCV): O PACTO DAS ELITES ENTRE MADURO E A OPOSIÇÃO DE DIREITA SE CONSOLIDA

O Blog da LBI publica a declaração do PCV sobre o acordo que Maduro fez com a oposição golpista celebrado no México com o apoio do governo Obrador, um “pacto das elites” burguesas que está sendo apoiado por Lula e o PT visando uma aproximação do governo do PSUV com a Casa Branca. Apesar de não termos acordo integral com o texto, ele é um importante documento para a vanguarda compreender desde a Venezuela os limites do chavismo e sua política de colaboração de classes.

O PACTO DAS ELITES SE CONSOLIDA

Os representantes políticos das duas frações mais importantes da burguesia nacional chegaram a um acordo no México para estabelecer as bases para dar continuidade a um processo de negociações políticas que se desenvolve há algum tempo e produz resultados concretos em benefício da inimigos do povo venezuelano.

Por um lado, temos o Governo de Nicolás Maduro e a liderança de rendição do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), representando os interesses dos poderosos novos ricos formados à sombra das empresas estatais. Do outro lado, a direita, liderada por Juan Guaidó, Henrique Capriles e os partidos social-democratas, representando a tradicional burguesia nacional e os interesses dos grupos monopolistas transnacionais americanos e europeus.

É necessário lembrar que a fração da direita da oposição atua em subordinação aberta aos interesses do imperialismo norte-americano e europeu, portanto sua fonte para forçar negociações vem do impacto nefasto das sanções coercitivas, unilaterais e ilegais impostas pelas potências imperialistas contra ou país.

Dada esta composição de classe das duas forças políticas que se reúnem no México, fica claro que o conteúdo dos chamados “diálogos de paz ele girará em torno de seus interesses. Por isso, quando se fala em negociações por “estabilidade”. ou para a “salvação nacional”, referem-se à criação de condições para garantir a sua própria estabilidade e a sua salvação, em detrimento dos interesses do país e dos trabalhadores da cidade e do campo.

O memorando de entendimento do México se baseia em acordos econômicos anteriores, com o objetivo de fornecer garantias ao capital privado. Tanto o governo quanto a oposição de direita concordam com o atual ajuste econômico neoliberal imposto pela política de liberalização de preços, a dolarização de fato da economia, a privatização dos bens públicos, a devolução das empresas públicas e das terras agrícolas ao capital privado, setor e proprietários de terras, políticas de flexibilidade fiscal, abertura ao capital privado no setor petrolífero, a política de destruição de salários e a desregulamentação das relações de trabalho. 

É por isso que a classe trabalhadora, o campesinato e os setores populares não podem ser enganados pelos diálogos da burguesia no México. Não são os nossos interesses e necessidades o que importa na agenda dos representantes políticos da gananciosa burguesia nacional e transnacional; muito pelo contrário: é sobre o sacrifício de nossas conquistas e direitos, e carregando sobre nossos ombros todo o peso da crise e das sanções imperialistas ilegais, que hoje essas duas forças políticas da burguesia apertam as mãos e aspiram a assinar o “acordo de paz.

Um exemplo dessa realidade é que, enquanto os diálogos dão resultados rápidos na libertação de figuras de direita implicadas em agressões estrangeiras ao país, muitos trabalhadores continuam presos em decorrência de uma política crescente de judicialização e criminalização dos trabalhadores. , sindicatos e lutas sociais, mulheres camponesas.

Mas a evidência vai além: enquanto os diálogos geram respostas rápidas às demandas dos empregadores de pagar menos impostos e preços livres, as demandas dos trabalhadores por um salário igual à cesta básica e contra demissões ilegais são rejeitadas.

O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV) rejeita e condena esta farsa de diálogos que se impõe de costas às demandas e necessidades reais dos trabalhadores da cidade e do campo.

Denunciamos ao povo venezuelano que o objetivo dos diálogos mexicanos é consolidar o pacto burguês pela distribuição das riquezas do país entre capitalistas nacionais e estrangeiros, ao mesmo tempo que impõe um ajuste econômico antipopular. Tudo isso, ademais, garantindo uma grotesca impunidade a quem acumulou grandes fortunas protegidas pela corrupção e a quem promoveu sanções ilegais estrangeiras contra o país e se apropriou de recursos próprios da nação.

Hoje, mais do que nunca, nós trabalhadores devemos nos unir para lutar contra a ofensiva que o pacto burguês do México imporá contra nossos direitos e a soberania do país. 

Ontem foi o pacto Punto Fijo; hoje será o Pacto do México. Com atores novos e antigos, mas sempre contra os interesses dos trabalhadores e da Pátria.

A classe trabalhadora, o campesinato e as forças populares devem construir a Alternativa de caráter Popular e Revolucionário diante do novo pacto das elites.

Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV)

Caracas, 17 de agosto de 2021