quinta-feira, 26 de agosto de 2021

CONTAMINAÇÃO “MADE IN USA”: JAPÃO JOGA NO LIXO 1,63 MILHÃO DE DOSES DA VACINA MODERNA

As autoridades do Japão suspenderam a aplicação de doses da vacina Moderna contra o coronavírus por causa da contaminação em algumas doses, informou hoje (26) a agência Kyodo citando o Ministério da Saúde. A farmacêutica Takeda, responsável pelas vendas e distribuição do imunizante da Moderna no Japão, disse ter "recebido relatos de diversos centros de vacinação que foram encontradas substâncias estranhas em frascos fechados". "Após consulta ao Ministério da Saúde, decidimos suspender o uso da vacina" de três lotes a partir da quinta-feira (26), adicionou a empresa. Ela disse ter informado a Moderna e "solicitou uma investigação urgente". Esse fato escandaloso é mais uma prova da completa farsa das vacinas da Big Pharma, que não segue sequer os critérios sanitários mínimos para envasar o líquido "imunizante" ao terceirizar pelo mundo para baixar custos o processo de produção.

LEIA TAMBÉM: “FUTURÓLOGOS” DO CORONAVÍRUS: LABORATÓRIO MODERNA DOS EUA JÁ TINHA UMA VACINA CONTRA A COVID ANTES MESMO DA OMS DECLARAR A PANDEMIA

Cerca de 43% da população japonesa está totalmente vacinada, mas o país enfrenta um forte surto de infecções causadas pela variante Delta, e várias cidades estão sob restrições sanitárias.

Em um comunicado, a Moderna disse que foi notificada de casos de que frascos foram encontrados com impurezas. A companhia disse que vai reter o lote em questão e outros dois.

"A empresa está investigando os relatórios e está comprometida a trabalhar com seus parceiros e os reguladores para dar uma resposta", disse a empresa.

Ela identificou o problema há dez dias —houve demora para suspender oficialmente o lote de 1,63 milhão de vacinas porque a empresa precisava levantar a informação de quantos frascos tinham impurezas e em quais pontos de distribuição eles estavam.

A Moderna afirmou que a contaminação pode ter sido um problema na linha de produção em seu local de produção, na Espanha.

Um porta-voz da empresa disse que a o lote afetado e os outros dois que também foram suspensos foi distribuídos apenas no Japão.

A empresa espanhola Rovi, que engarrafa as vacinas da Moderna para todos os mercados com exceção dos Estados Unidos, disse que está investigando a possível contaminação.

A Moderna estava enfrentando problemas de atrasos no último mês. Uma outra farmacêutica, a Johnson, suspendeu uma fábrica terceirizada nos Estados Unidos onde houve contaminação da linha de produção.