segunda-feira, 23 de agosto de 2021

PT, PCdoB, PSOL "SOLIDÁRIOS" AO TUCANO ALEXANDRE DE MORAES (STF): A ESQUERDA DOMESTICA EM DEFESA DAS INSTITUIÇÕES DA BURGUESIA

Dirigentes nacionais de dez partidos emitiram notas neste domingo (22) em que reafirmam o compromisso com a manutenção da democracia buruguesa e prestam solidariedade ao ministro tucano do STF, Alexandre de Moraes, alvo de um pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro. PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT assinam um dos textos, que estende a solidariedade ao ministro do STF Luis Roberto Barroso. Está absolutamente cristalino que o suposto “perrengue” entre Bolsonaro e os Ministros do STF, que já há muito tempo enquadraram o presidente neofascista sob os ditames da governança global do capital financeiro, é apenas uma “cortina de fumaça”, para que as duas frações da classe dominante sigam unidas no ataque neoliberal as conquistas sociais da classe trabalhadora. 

O imperialismo ianque já determinou que Bolsonaro não será reeleito, justamente porque já cumpriu seu papel histórico no processo do golpe institucional iniciado em 2015. Para a burguesia nacional, a questão política central até às próximas eleições de 2022 é “sangrar” ao máximo Bolsonaro, deixando ainda aberta a decisão se seguirá com a Frente Ampla de Lula ou tentará fabricar a “terceira via”.

A outra nota, assinada por MDB, DEM e PSDB, afirma que o pedido de impeachment é "injustificado" e "claramente revestido de caráter político". Somados, os dez partidos reúnem 43 dos 81 senadores com mandato vigente – incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que já disse não antever fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para dar andamento ao pedido de impeachment de Moraes.

O texto assinado por MDB, PSDB e DEM afirma que "a democracia é o único caminho a ser seguido", e que o momento exige "sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes". "É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo", afirmam as legendas burguesas que junto com a Frente Popular visam sustentar a democracia dos ricos.

O PSOL, por exemplo, pediu "providências" a Moraes sobre nota de general que sugere “ruptura institucional” e ataca STF colocando nas mãos do tucano o suposto combate ao fascimo!

Na outra nota divulgada neste domingo, sete legendas de oposição ao governo Bolsonaro afirmam que os ministros do STF são os responsáveis por "garantir os direitos e as liberdades fundamentais", e devem ser protegidos "em sua integridade física e moral".

"A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia", afirmam as siglas, demonstrando a completa identidade do "Centro Civilizatório" burguês.