terça-feira, 24 de agosto de 2021

SABATINA DE ARAS NO SENADO: “ENGAVETADOR GERAL” TEM APOIO DO GOVERNO BOLSONARO E DA OPOSIÇÃO BURGUESA

O "Engavetaror-Geral da República", Augusto Aras, será sabatinado na manhã desta terça-feira (24) pela CCJ do Senado, para decidir se ele será reconduzido ao cargo, o que deve ocorrer com folga já que ele tem apoio do governo Bolsonaro e da maioria dos senadores ligados a oposição burguesa. Depois de aprovado na comissão, o plenário da Casa votará a recondução dele. O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que tem feito críticas ao governo federal, já declarou que aprova a recondução do atual PGR. Apesar da pressão midiática dos senadores na sabatina, a ideia na Casa é de que o nome deve ser aprovado com folga, como o apoio inclusive do PT.

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), disse que Aras é “muito preparado” para o cargo. Outros falaram que o clima é “muito favorável”. Em seu relatório sobre a indicação para a CCJ, Eduardo Braga (MDB-AM) afirma que a gestão de Aras “tem procurado reforçar o papel do Ministério Público na solução de conflitos”, com atuação “extraprocessual e preventiva”.

Lembremos que a indicação do reacionário Augusto Aras ao cargo de Procurador Geral da República (PGR), feita pelo presidente neofascista Jair Bolsonaro em 2019, foi comemorada pela esquerda reformista como uma “grande vitória”, que em seu mundo imaginário e oportunista representaria uma derrota do ministro justiceiro Sérgio Moro e sua famigerada operação “Lava Jato”. 

Foi a primeira vez desde 2003 que o indicado para chefiar a Procuradoria-Geral da República não está na chamada “lista tríplice”, criada em 2001 e que elege os três Procuradores mais votados pelos seus pares. Como os partidos políticos que compõe a Frente Popular vem há muito tempo perdendo até mesmo a noção do ridículo, desta vez seu cretinismo institucional ultrapassou todos os limites, identificando um notório fascista como Aras com a luta democrática contra a República de Curitiba e seus “Procuradores de capital”.

Aras tentará ser reconduzido e também está de olho em uma vaga no Supremo Tribunal Federal, já que senadores resistem ao nome do ex-chefe da Advocacia-Geral da União André Mendonça para uma vaga na Corte - um dos argumentos de parlamentares é de que falta habilidade política no ex-chefe da AGU.