sábado, 28 de agosto de 2021

TROTSKY E O PROGRAMA DE TRANSIÇÃO: A PLATAFORMA DE FUNDAÇÃO DA IV INTERNACIONAL

O Programa de Transição é o principal documento de fundação da 4ª Internacional. É a base programática da nova organização, adotada em uma reunião entre revolucionários ocorrida num subúrbio de Paris no dia 3 de setembro de 1938. Escrito por Leon Trotsky, o documento analisa a situação mundial da época em uma perspectiva histórica e com uma concepção materialista-dialética, ou seja, marxista. Além disso, faz a ligação entre as condições de vida objetivas e subjetivas da classe trabalhadora e um conjunto sintetizado de ideias, bandeiras e métodos de ação para a conquista do poder pelo proletariado.

O Programa de Transição, portanto, está intimamente vinculado à necessidade de se construir uma nova Internacional revolucionária, tendo em vista a falência da 2ª e da 3ª Internacional. 

A IV Internacional foi fundada no dia 3 de setembro de 1938 em uma conferência realizada na casa de um de seus militantes, Alfred Rosmer, localizada no subúrbio parisiense de Périgny. Reuniram-se 21 delegados, representando 11 seções na plenária de fundação. Não poderia haver tempos mais difíceis para se fundar uma nova internacional. Foi precisamente um ano antes do início da II Guerra Mundial, em plena “meia noite” do século XX. O stalinismo executara os dirigentes da revolução bolchevique nos chamados Processos de Moscou enquanto, simultaneamente, sabotava os processos revolucionários na China, França e Espanha com suas frentes populares, deixando o caminho livre para a consolidação do nazi-fascismo na Europa.