sábado, 14 de agosto de 2021

OFENSIVA DO TALEBAN: IRÃ EM “ALERTA MÁXIMA” NA FRONTEIRA COM AFEGANISTÃO

O Taliban tem avançado contra as forças do governo afegão, assumindo o controle de mais de metade do país. O comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, major-general Hossein Salami declarou na sexta-feira (13) que a fronteira iraniana com o Afeganistão está segura e que o IRGC, a polícia e o Exército estão patrulhando a região: “As Forças Armadas estão presentes nas fronteiras orientais do país com prontidão total e vigilância”, afirmou o comandante durante coletiva de imprensa. Fica evidente que os EUA abriram caminho para o Talebã fustigarem o Irã, o que ser aos interesses do imperialismo ianque.

LEIA TAMBÉM: A FALSA “SAÍDA” DAS TROPAS IANQUES DO AFEGANISTÃO: ANCORADO NO DINHEIRO DO NARCOTRÁFICO DE ÓPIO, EUA REFORÇA OFENSIVA CONTRA RÚSSIA, IRÃ E CHINA

Salami ainda afirmou que todos os postos fronteiriços oficiais e não oficiais no leste do país estão sob controle total das Forças Armadas iranianas. "As pessoas não devem se preocupar, pois o alcance de nossas observações vai além das fronteiras e estamos monitorando e controlando todos os desenvolvimentos no país vizinho", declarou.

Na quinta-feira (12), o Irã fechou temporariamente o consulado-geral em Mazar-i-Sharif, movendo-o para Cabul. A missão anunciou que a instituição apenas forneceria os serviços na capital por tempo limitado, e que reiniciaria suas atividades em Mazar-i-Sharif assim que a segurança fosse estabilizada.

A guerra no Afeganistão matou 2.400 militares dos EUA e custou aos cofres do país aproximadamente 2 trilhões de dólares. O maior número de contigente de soldados dos EUA no Afeganistão foi alcançado em 2011 com mais de 100.000. Mesmo assim não conseguiram dobrar a resistência taleban, colhendo uma série de derrotas estratégicas. Agora o EUA buscam usar o Taleban contra o Irã.