quarta-feira, 25 de agosto de 2021

NÃO AO “MARCO TEMPORAL” PARA AS TERRAS INDÍGENAS! TODO APOIO A RESISTÊNCIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS!

Em meio a protestos de índios em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar nesta quarta-feira (25) se demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado “marco temporal”. Por esse critério, índios só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estivessem estabelecidos antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

LEIA TAMBÉM: “DIA DO ÍNDIO”: BARBÁRIE CAPITALISTA A SERVIÇO DE EXTERMINAR OS POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL... TODO APOIO A SUA RESISTÊNCIA HERÓICA!

Como se não bastassem a série de absurdos e ataques aos povos e direitos indígenas, o  STF julgará a validade da tese do “Marco Temporal”. Caso aceito, o “Marco Temporal” modificará o preceito da demarcação de territórios indígenas, fazendo com que os povos que não possam comprovar que estavam ocupando os respectivos territórios antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 percam suas terras.

Sabemos que povos indígenas do Brasil há cinco séculos lutam para sobreviver e enfrentam constantemente violações e violências gravíssimas. A Ditadura Empresarial-Militar, que antecedeu a promulgação da Constituição, representa um dos piores momentos dessa ofensiva. 

A tese é perversa, pois tenta apagar toda essa história e legalizar, legitimar e perpetuar todas as opressões e violências às quais os povos indígenas foram submetidos. A aprovação do Marco Temporal irá retirar os povos originários das florestas, de suas origens, de suas culturas, de suas terras, para jogá-los nas periferias das cidades urbanizadas para servirem de exército de reserva para exploração pelo capital.

A situação é alarmante! Dados de monitoramento e científicos comprovam que as terras indígenas são áreas que mais protegem, conservam e garantem a biodiversidade das matas, florestas e os seus ricos ecossistemas. 

Historicamente, a presença dos povos dentro de seus territórios fez com que eles funcionassem como verdadeiras barreiras ao avanço do desmatamento e de outros processos de espoliação. Tais retrocessos significarão não apenas a legalização do etnocídio em curso contra os povos indígenas, mas uma hecatombe que agravará a crise climática que ameaça toda a humanidade. Não podemos permitir que estes ataques contra os povos indígenas continuem.

O Blog da LBI segue lado a lado com os povos oprimidos e é contra o Marco Temporal. Marcharemos juntos aos povos indígenas em suas lutas históricas contra a espoliação de suas terras promovida pelo estado brasileiro em nome dos interesses da burguesia nacional e internacional.