“ACIDENTE” NO SUEZ CUSTA 400 MILHÕES DE DÓLARES POR HORA:
ECONOMIA CAPITALISTA SE BASEIA NA ANARQUIA DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE BENS.
ENCALHE E PANDEMIA SÃO UM DESSES RECURSOS DO CAPITAL PARA RESETAR PARTE DA
SUPERPRODUÇÃO SEM ESCOAMENTO NO MERCADO
No canal do Suez que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, passa cerca de 30% do volume mundial de contêineres e cerca de 12% do comércio global de mercadorias. O Ever Given, navio cargueiro gigante com a bandeira panamenha que encalhou em 23 de março no Canal de Suez (Egito), bloqueando completamente o tráfego em ambas as direções em uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, está custando cerca de US $ 400 milhões para a economia global a cada hora, de acordo com estimativas da revista especializada Lloyd's List. O encalhe “acidental” do “monstro” marítimo, independente dos dias que perdurará, vai produzir o efeito cascata de uma súbita elevação nos preços das mais variadas commodities no mercado global, justamente no meio de uma crise econômica “pandêmica” (mero disfarce da crise capitalista de superprodução), onde ocorre uma subida geral de preços, já ameaçando um desabastecimento global. Este fator somado ao da “quarentena mundial” ter decuplicado os níveis de miséria e fome no planeta, provocado por uma quebra generalizada de empresas, pequenos negócios que gerou desemprego em massa. Mas tudo não passa de uma “mera coincidência”, caso você pense o contrário, pode ser acusado de “conspiranóico”, preso e internado em um hospício para “ultra-esquerdistas”... por desconfiar do espírito “ético e científico” dos barões do capital financeiro.
O bloqueio do Canal de Suez por qualquer período de tempo, mesmo com a previsão de sua liberação para o início desta semana, pode resultar em "grandes interrupções no comércio mundial, taxas de embarque disparadas, commodities de energia mais altas e um aumento na inflação global", alertou o estrategista da corporação financeira JPMorgan, Marko Kolanovic, citado pela CNN.
De acordo com um relatório de outra agência do rentismo, a
Bloomberg, atrasos no transporte já afetaram os preços do frete marítimo, que cresceram
exponencialmente desde que o cargueiro encalhou, e o custo da carga acumulada
nas entradas do canal já subiu para US$25bilhões. Os atrasos no transporte
marítimo podem afetar todos os tipos de produtos, incluindo o fornecimento de
energia, o que significa que os preços do gás também podem subir. Por outro
lado, com o Suez fechado nas duas direções muitos navios podem mudar de rota e
contornar a África, o que envolveria pelo menos mais uma semana de navegação e
causaria ainda mais atrasos e também mais elevação no custo financeiro geral
das mercadorias.
O encalhe do Ever Given já contribuiu para que os contratos do petróleo Brent e WTI aumentassem cerca de 6%. Além disso, o contrato de referência de um mês do Brent na última quarta-feira fez "seu maior ganho em um dia em quase um ano, fechando a US $ 64,41", de acordo com a Arctic Securities. A este “fenômeno econômico”, os Marxistas caracterizam como a indução da “escassez programada” para favorecer as corporações imperialistas, obviamente sempre justificada pelos capitalistas como produto de fatores climáticos, obra da intempestiva natureza da terra. Qualquer semelhança com a causa originária da pandemia não é mera coincidência!
O vento não foi o único motivo que levou o MV Ever Given a
encalhar, afirmou no último sábado o presidente da autoridade naval que
administra essa rota marítima, Osama Rabie, segundo o jornal Asharq. Em
particular, o funcionário egípcio destacou que a investigação pode revelar
outras causas... Inicialmente, a empresa panamenha operacional do navio, a
Evergreen Marine Corp, afirmou que o incidente foi causado por condições
climáticas severas. Uma investigação técnica foi aberta pelo governo egípcio, e
talvez caberá aos futuros anais da história desvendar as possíveis causas deste
inédito encalhe...