sexta-feira, 19 de março de 2021

“VENDAVAL OPORTUNISTA” DO PSTU: DE DEFENSOR DA PRISÃO ARBITRÁRIA DE LULA AO VOTO EM HADDAD PARA PRESIDENTE... MORENISTAS AGORA INTEGRAM A “ESQUERDA LOCKDOWN” JUNTO COM O PT, PCdoB E PSOL

O PSTU acaba de divulgar o artigo “Sobre a anulação do julgamento de Lula” em que declara: “Como dissemos na época, os fatos trazidos à tona não dizem nada sobre a inocência de Lula, mas mostram que as investigações e o julgamento a que ele foi submetido não foi imparcial, e isto lhe dá direito a outro julgamento. Nós que somos a favor da prisão de TODOS os corruptos e corruptores, além do confisco dos seus bens e da expropriação e estatização das suas empresas, colocando-as sob controle dos trabalhadores. Sempre dissemos que não podíamos confiar na Lava Jato e na justiça burguesa. Que não deveria haver a menor confiança de que investigariam todo mundo.” (10.03). Em resumo, o PSTU que SEMPRE defendeu a prisão arbitrária de Lula, deseja agora que o petista seja submetido a um julgamento “imparcial” pelos tribunais burgueses. Os que antes saudaram o juiz Moro, descobriram que o chefe da mafiosa República de Curitiba era um manipulador. Esse “giro” dos Morenistas vem se processando desde que apoiaram Haddad no segundo turno das eleições presidenciais de 2020, chegando nesse vendaval oportunista agora ao seu ápice da integração completa à “Esquerda Lockdown” ao lado do PT, PCdoB e PSOL que defendem as ordens da OMS, uma agência do imperialismo a serviço da Big Pharma.

Lembremos que anteriormente, o PSTU havia apoiado a denúncia do procurador protofascista Deltan Dallagnol contra Lula, uma artimanha jurídica reacionária orquestrada para desembocar na prisão do ex-presidente pelo então Juiz “nacional” Sergio Moro. Na época, Eduardo Almeida, dirigente máximo do partido, afirmou textualmente seu apoio a Lava Jato e a ação repressiva do Estado burguês contra o dirigente do PT: “Lula foi denunciado pelo MPF e existe a possibilidade de que seja preso... Nós defendemos a prisão e expropriação dos bens de todos os corruptos. E isso significa exigir a prisão de Lula e também de Aécio e Renan pelo envolvimento na Lava Jato, de Alckmin pelo roubo da merenda escolar, e assim por diante. Ter uma política diferente nos tornaria cúmplices de Lula, e enfraqueceria completamente a luta contra a corrupção também do PSDB e do PMDB”.

Recordemos que em 2016 o PSTU apoiou o golpe institucional apoiando abertamente a Lava Jato, o impeachment de Dilma e prisão de Lula. Na época o Editorial do Opinião Socialista nº 512 (Março/2016) afirma: “As notícias na TV, no rádio e nos jornais sobre os governos do PT, do PSDB, do PMDB são todos casos de polícia. As denúncias da Lava Jato contra figuras do PT chegam mais perto do governo Dilma e atingem também Lula”.

Já em 2020, o PSTU deu um giro nessa política. No primeiro turno da eleição presidencial pontou a inutilidade política da candidatura do PT diante da ofensiva reacionária e neoliberal mas acabou por anunciar o apoio à Fernando Haddad neste 2º turno. Com essa decisão integrou-se a chamada “frente democrática” junto com o PDT de Ciro Gomes e o PSB controlado pela família Campos que apoiou o golpe parlamentar contra Dilma. Segundo o PSTU, o partido tomou essa decisão porque “Jair Bolsonaro defende um projeto de ditadura para o nosso país”. Como vemos, o PSTU considerou que fortalecendo a frente política sob o comando do PT poderiam derrotar o candidato da extrema-direita nestas eleições presidenciais.  No caso do PSTU a contradição é completa porque nem mesmo identificavam uma ofensiva neofascista em curso.

No artigo “O fascismo e o Brasil” (15.05.2018), o PSTU declarava “Quem afirma que existe um movimento fascista com algum peso na realidade brasileira e é consciente da inverdade que propaga, alberga outros objetivos. Sendo o fascismo a forma mais selvagem e abominável da contrarrevolução, e diante de uma ameaça tão grave, querem justiçar sua adesão à Frente Ampla chamada pelo PT. Mas se tal perigo existisse de fato, não o combateríamos com a adesão a um dos blocos burgueses que disputam o controle do Estado”. O PSTU, que negava até ontem o avanço das tendências fascistas no Brasil e denunciava a pressão para apoiar o PT em nome desse “fantasma” acabou apregoando que pelo voto no PT e integrando uma frente “democrática” com o PDT e o PSB vamos impedir uma ditadura militar no Brasil! Quanta mudança em tão pouco tempo!

Agora o PSTU dá mais um passo em sua integração a Frente Popular, é o novo membro da “Esquerda Lockdown”. A esquerda domesticada, PT, PSOL, PCdoB que vinha clamando por um “lockdown nacional” aplaudiu entusiasticamente as medidas dos governadores burgueses, mostrando a “santa aliança” entre o chamado "centro civilizatório" e a Frente Popular. O PSTU engrossou o cínico coro, em defesa da medida arbitrária “Se Bolsonaro é um Pilatos com sangue retinto nas mãos, os governadores têm a sua responsabilidade na conta do colapso atual. Praticamente todos se recusaram a decretar uma quarentena pra valer, mesmo diante das constantes advertências dos comitês científicos... E mesmo diante do caos, os governadores ainda recusam a decretar um lockdown que interrompa todos os serviços não essenciais” (02.03). Dória, Camilo e os govenadores adotaram as medidas clamadas pela Frente Popular e pelo PSTU, que cinicamente joga toda a responsabilidade em Bolsonaro, desprezando a orquestração mundial em curso com a pandemia do Covid-19.

Desgraçadamente o PSTU e o conjunto da esquerda reformista se transformou no porta voz mais idiotizado da Big Pharma, gritando em nome de uma falsa e corrompida ciência de mercado, para as massas se trancarem em casa e não lutarem nas ruas em defesa de suas precárias condições de vida atacadas pela crise capitalista!