quarta-feira, 24 de março de 2021

HÁ EXATOS 90 ANOS O IMPERIALISMO BRITÂNICO ENFORCAVA 3 REVOLUCIONÁRIOS COMUNISTAS: SEUS “CRIMES” FORAM O DE LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA

Hoje, 24 de Março de 2021, prestamos um tributo a memória de três mártires revolucionários  indianos: Bhagat Singh e seus dois camaradas, Sukhdev Thapar e Shivaram Rajguru, que lutaram bravamente contra o imperialismo britânico e foram enforcados no dia 23 de março em 1931. Em 17 de dezembro de 1928, o revolucionário comunista indiano Bhagat Singh e seus camaradas Sukhdev Thapar e Shivaram Rajguru eliminaram o colonizador britânico e policial fascista James Saunders em Lahore, Punjab, província indiana, tornando-se a partir de sua ação heróis populares na luta contra a dominação do imperialismo britânico.

Bhagat Singh e seus camaradas atiraram e mataram Saunders para vingar a morte do líder nacionalista Lala Lajpat Rai nas mãos da polícia colonial britânica. Singh confundiu Saunders com o superintendente da polícia britânica, James Scott, a quem pretendiam assassinar, porque pensaram que ele era o responsável pela morte de Rai, que liderou uma marcha contra o colonialismo britânico, que foi brutalmente reprimida pelas autoridades britânicas. Rai teria morrido de um ataque cardíaco relacionado aos ferimentos recebidos durante a violenta repressão policial.

Depois de matar o policial Saunders, Singh fugiu por muitos meses. Surgindo novamente em abril de 1929, ele e outro camarada, Batukeshwar Dutt, detonaram duas bombas dentro da Assembleia Legislativa Imperial em Delhi. Eles espalharam panfletos da galeria sobre os legisladores coloniais britânicos e gritaram slogans. Desta forma permitiram que as autoridades os prendessem sem oferecer resistência, pretendendo criar uma tribuna de massas com sua prisão.

Em 23 de março de 1931, os três revolucionários foram condenados a forca. Antes de morrer eles gritaram: “Abaixo o imperialismo britânico” enquanto marchavam em direção ao patíbulo. No momento da execução, Singh e Thapar tinham 23 anos e Rajguru apenas 22. Eles se tornaram as figuras históricas mais reverenciadas na luta indiana pela liberdade contra a espoliação do império britânico. Suas ações de coragem pessoal e sua execução pelo regime colonial encorajaram muitos a seguir seu caminho revolucionário.