sábado, 19 de junho de 2021

19J - ATOS “MORNOS” PELA MANHÃ: MANIFESTAÇÕES IMPORTANTES MAS SEM EIXO DE LUTA DIRETA PELAS REIVINDICAÇÕES CONCRETAS DOS TRABALHADORES (SALÁRIO, EMPREGO, COMIDA, HOSPITAIS)!

As manifestações que ocorreram hoje pela manha em cidades como Brasília, Rio de janeiro e em algumas capitais do nordeste e centro-oeste (São Luis, Alagoas, Goiânia) foram importantes concentrações de rua mas não chegaram a ser multitudinárias. Havia um “clima morno” nos protestos, sem eixo de luta, se limitando ao vazio “Fora Bolsonaro” que reduzia a pauta a defesa das “vacinas para todos” e o apoio a CPI da Covid-19 visando dar legitimidade ao impeachment do presidente. Reinvindicações de luta em defesa do salário, emprego, moradia, contra as privatizações estão ausentes, com a Frente Brasil Popular (PT, CUT) e o “Povo de Rua” (PSOL, Internsidical) se dedicando a apostar suas fichas no desgaste eleitoral de Bolsonaro de olho nas eleições de 2022, particularmente salivando pela escolha de Lula como o candidato preferencial da burguesia na disputa que se aproxima.  

Os atos convocados com um eixo político totalmente equivocado: Defesa do Lockdown, Isolamento Social e Vacinas, representaram um significativo fator de freio para que as amplas massas rompessem a inércia do terror sanitário imposto pelo capital financeiro e sua mídia corporativa.

A ausência neste 19J dos trabalhadores de forma organizada, em uma manifestação convocada para o sábado e não para um dia da semana de trabalho, que pudesse colocar em movimento as categorias importantes atacadas pelo conjunto da burguesia e seus governos demonstra bem o caráter que as direções reformistas impuseram as manifestações: a defesa da vacina, isolamento social e lockdown, sem nenhum eixo de luta concreta além do vazio “Fora Bolsonaro”, uma palavra de ordem de cunho eleitoral voltada a dar força parlamentar a CPI no parlamento burguês.

Faz-se necessário superar essa perspecitiva eleitoralista e domesticada, que tende a levar os protestos ao esvaziamento futuro ou a sua completa esterilidade política no campo das disputas eleitorais burguesas.