quarta-feira, 23 de junho de 2021

CAIU SALLES: CASA BRANCA APERTA O CERCO PARA TIRAR BOLSONARO DO PLANALTO. LULA VOLTA A SER UMA DAS OPÇÕES DO IMPERIALISMO PARA GERENTE ESTATAL TUPINIQUIM 

O ministro bolsonarista “puro sangue” do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão na tarde desta quarta-feira (23/06) do governo neofascista. Ele é alvo de investigação conduzida pela Polícia Federal e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por usar as suas atribuições para favorecer a atuação de contrabandistas de madeira da Amazônia. Em 2021, Ricardo Salles foi apontado pela Polícia Federal como integrante de uma organização criminosa que realiza contrabando de madeira extraída da Amazônia. Segundo a própria PF, Salles atuou para afrouxar o controle do Ibama sobre a exportação de madeira e para dificultar investigações sobre o tema.

A Operação Akuanduba executou buscas e apreensões nos endereços de Salles e de outros 21 investigados, entre servidores do ministério, dirigentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e empresários do ramo madeireiro. Segundo as investigações, ele reuniu-se em março do ano passado com um grupo de madeireiros no Pará que vinham tendo cargas de madeira retidas em portos no exterior por falta da autorização do Ibama.

Ao determinar a quebra de sigilo fiscal e bancário de Salles, o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, apontou uma “movimentação extremamente atípica” de R$ 14 milhões realizada pelo escritório de advocacia do qual Salles é sócio junto à sua mãe. A decisão de Moraes aponta que relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicou “movimentação extremamente atípica” envolvendo Salles. Entre 1º de janeiro e 2012 e 30 de junho de 2020, o escritório do qual o ministro é sócio, com 50% de participação, movimentou pouco mais de R$ 14 milhões, “situação que recomenda, por cautela, a necessidade de maiores aprofundamentos”, afirmou o golpista Moraes.

É evidente que o cerco policial as vultuosas operações comerciais que tinham Salles no comando, desde os bastidores do Ministério do Meio Ambiente, tem origem no Departamento de Estado dos EUA. Em uma área estratégica, como a do Meio Ambiente, a Casa Branca tem controle total sobre as operações da Polícia Federal brasileira, e o corrupto bolsonarista Ricardo Salles caiu como um “pato” na malha fina da CIA. Seu pedido de demissão já foi parte de uma negociação para evitar sua prisão (assim como os outros Ministros “puro sangue” que também não resistiram a pressão do imperialismo), o que levaria a desmoralização completa e uma iminente queda de Bolsonaro, um fator político que não interessa a nenhuma fração da classe dominante, e muito menos ao Democrata Biden. Bolsonaro deve chegar até o fim de seu mandato, muito debilitado mas tendo cumprido minimamente o plano neoliberal das privatizações e desmonte do Estado nacional, atolado até o vértice na dívida pública junto ao rentismo internacional.

Por outro lado a gestão Democrata de Biden começa a “piscar” mais enfaticamente para Lula e sua Frente Popular Ampla, como uma alternativa palatável ao imperialismo em 2022. A famiglia Marinho (principal representante da burguesia ianque no Brasil) já não consegue esconder suas “simpatias” políticas por Lula. As duas mobilizações populares que ocorreram em maio e Junho, adotaram o eixo programático da Rede Globo (vacinas e Fora Bolsonaro), catapultando Lula como a única força capaz de bater Bolsonaro em 2022. Como o isolamento político e social do neofascista cresce a cada dia, ver o novo escândalo da compra das vacinas indianas, a projeção do cenário político futuro aponta para uma vitória relativamente folgada do PT em 2022, para a satisfação da Casa Branca que tem em Lula um aliado fiel da Nova Ordem Mundial e do Grande Reset capitalista.