segunda-feira, 28 de junho de 2021

SOB ATAQUE DOS EUA: IRÃ AFIRMA QUE NÃO ENTREGARÁ MAIS DADOS SOBRE SUAS INSTALAÇÕES NUCLEARES A AGÊNCIA DO IMPERIALISMO

O presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer, anunciou que o Irã não entregará mais informações ou registros sobre suas instalações nucleares à AIEA, agência do imperialismo para supervisão de instalações nucleares, após o acordo temporário de monitoramento ter expirado há vários dias. O governo Irã não entregará mais dados sobre suas instalações nucleares à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) devido ao fim do acordo de monitoramento, que expirou na quinta-feira (24/06) segundo informou o presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf. A nação persa acaba de presenciar os EUA atacar bases de suas milícias militares na fronteira com o Iraque.

No último sábado (26/06) o representante do Irã na AIEA respondeu à agência que Teerã não tem nenhuma obrigação de fornecer explicações sobre a extinção do acordo de monitoramento. No final de fevereiro , o regime nacionalista burguês dos aiatolás limitou a atividade de inspeção da AIEA ao abrigo da lei Plano de Ação Estratégica para Levantar Sanções e Proteger Interesses da Nação Iraniana, que visa a suspensão das inspeções extensas e um protocolo adicional ao acordo com a agência do imperialismo. O Irã e agência tinham fechado um acordo de monitoramento temporário para continuar as inspeções necessárias e monitorar as instalações persas durante três meses. No fim desse prazo, o acordo foi prolongado por mais um mês, mas esgotou em 24 de junho. O governo Democrata dos EUA, já autorizou seu enclave sionista na região, Israel, a preparar um ataque em grande escala contra as bases militares iranianas.

Os Marxistas Leninistas não tem acordo programático algum com o regime dos aiatolás, e por consequência mantém toda a caracterização acerca do caráter de classe burguês do governo iraniano. Entretanto, como já afirmamos em inúmeras declarações, não somos neutros diante de um conflito entre o imperialismo ianque, e seu “cão de guarda” terrorista, e a nação persa. Estamos neste caso incondicionalmente no campo militar do Irã e Síria contra os EUA e seus prepostos subalternos da OTAN no Oriente Médio. Defendemos intransigentemente o direito do governo iraniano possuir arsenal militar atômico, em defesa da nação oprimida contra os assassinos sionistas, armados com o que existe de mais avançado em termos de armas nucleares.