sábado, 12 de junho de 2021

GOVERNO DA CHINA DETÉM MILITANTES MAOÍSTAS QUE ORGANIZAVAM AS COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA: EXIGIMOS A LIBERDADE DE TODOS OS ATIVISTAS DA ESQUERDA PRESOS!

De acordo com agências de notícias internacionais, as autoridades do governo chinês que em outubro de 1976 alteraram substancialmente a linha ideológica do Partido Comunista, estão realizando várias prisões de ativistas comunistas que defendem a linha programática do ex-Presidente Mao Tsé-Tung.  Segundo as fontes, essa onda de repressão está relacionada ao centenário da fundação do Partido que ocorrerá em 1º de julho. Entre os presos políticos está o dissidente maoísta Ma Houzhi, 77, que foi libertado de uma sentença de prisão de 10 anos em 2019. Ma, um professor aposentado da Universidade Normal de Qufu, foi preso por estabelecer a organização de um Partido Comunista Maoista Chinês em desafio à proibição do PCC de registro de novos partidos políticos.

Outros ativistas proeminentes, incluindo Liu Qingfeng, Fu Mingxiang, Hu Jiahong, Nie Jubao e Wu Ronghua, foram detidos.  A maioria deles tem menos de 30 anos, disse a CNA. As detenções relatadas ocorreram depois que o PCCh cancelou uma conferência de ideólogos maoístas proeminentes marcada para 16 de maio, o aniversário do início da Revolução Cultural (1966-1976), sugerindo que o atual líder do PCC, Xi Jinping, não estava disposto a permitir que a facção maoísta aumentasse sua influência política, com base em um possível desafio à sua liderança "central".

Maoístas, grupos de esquerda e sites como Hongzhan, Practical Communism, Utopia, Mao Zedong Thought Banner, Mao Zedong Research Institute, The Protagonist, The Red Song Society disseram que participariam da conferência cancelada.De acordo com alguns observadores políticos a base maoísta é mais ampla do que o regime de Xi Jiping gostaria, razão pela qual eles diminuíram no último período seus ataques à Revolução Cultural ou ao Presidente Mao. Desde o Blog da LBI, nos somamos a campanha internacional pela imediata libertação dos ativistas maoístas!