terça-feira, 15 de junho de 2021

ESCASSEZ DE ALIMENTOS NA VENEZUELA: ABAIXO AS SANÇÕES IMPERIALISTAS!

A Venezuela denunciou a "sistemática agressão ao direito à alimentação" de seu povo por parte dos EUA e seus aliados, acrescentando que tais medidas podem ser classificadas como crimes contra a humanidade. A importação de alimentos pela Venezuela caiu cerca de 84% devido às sanções impostas ao país sul-americano, denunciou nesta terça-feira (15) o ministro da Alimentação venezuelano, Carlos Leal Tellería, durante seu discurso na 42ª Conferência da Organização das Nações Unidas para o Alimentação e Agricultura (FAO). 

O ministro indicou que o objetivo de tais ações é impedir que a Venezuela tenha acesso a recursos, bens e serviços para atender às necessidades de sua população, mediante a imposição ilegal de sanções unilaterais, que podem ser classificadas como crimes contra a humanidade. A Venezuela garante que, como resultado das sanções, o rendimento nacional diminuiu 99%. 

"Estas medidas geraram uma queda nas importações de alimentos em 83,7%, impedindo a compra internacional de matérias-primas, produtos acabados e insumos para a produção agrícola", disse Leal Tellería, citado pela agência Prensa Latina. O ministro indicou que os EUA e seus aliados continuam perseguindo seu país. "Há uma campanha de agressão sistemática contra o direito à alimentação do povo venezuelano promovida pelo governo dos EUA e seus aliados mesmo em meio à pandemia de COVID-19, aplicando perseguição, extorsão e bloqueio para impedir o acesso da Venezuela aos recursos, bens e serviços essenciais para atender às necessidades de sua população", comentou.

Leal Tellería afirmou que apesar das medidas coercivas, o governo venezuelano tem promovido programas alimentares para aumentar a produção nacional.

Repudiamos frontalmente as criminosas sanções contra o povo venezuelano. O agravamento da situação se dá em meio à pandemia do novocoronavírus (Covid-19) faz piorar as condições de vida do povo venezuelano. Terceiro, ao promover o criminoso sistema de sanções contra a Venezuela, o bloco imperialista, liderado pelos Estados Unidos, comete um gravíssimo crime de lesa humanidade, com terríveis consequências para o povo venezuelano, ainda mais em meio à pandemia global do Covid-19.