segunda-feira, 7 de junho de 2021

ERDOGAN ASSASSINO! TURQUIA MATA COMANDANTE MILITAR DO PKK NO IRAQUE... EM DEFESA DO POVO CURDO E DE SEU DIREITO À INDEPENDÊNCIA NACIONAL!

O serviço de Inteligência turca anunciou ter "neutralizado" (assassinado) Selman Bozkir,  membro de alto escalão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). "Selman Bozkir, conhecido sob o codinome 'Doctor Huseyin', um líder sênior da organização terrorista PKK foi neutralizado por heróis da Organização Nacional de Inteligência", escreveu o presidente do país, o assassino Recep Tayyip Erdogan. De acordo com a agência de notícias Anadolu, os chacais turcos teriam eliminado Bozkir quando ele estava em um local de treinamento disfarçado de campo de refugiados no Iraque. O PKK estava organizando bases militantes no norte da Síria. O centro da preocupação turca é que os curdos se fortaleçam ainda mais na região, porque o estabelecimento do governo autônomo curdo no norte do Iraque e a posse de cidades iraquianas de Mosul e Kirkut, após a ocupação, importantes centros de reserva e extração petrolífera, deu grande impulso a um sentimento popular que exige a constituição de um Estado independente. 

O ascenso do movimento nacionalista curdo também desestabiliza internamente a própria Turquia, já que em seu território existem mais de 12 milhões de curdos vivendo sob um férreo regime de opressão nacional, cuja expressão mais conhecida é a prisão do líder curdo nacionalista do PKK, Abdullah Ocalan.

Selman Bozkır, que ingressou no PKK nos anos 1990, organizou as atividades da organização na Europa por muitos anos e, neste contexto, também assumiu a responsabilidade da organização no Reino Unido. Antes de ser designado para Mahmur, ele comandava a organização no norte do Iraque

Denunciamos o assassinato do dirigente do PKK e chamamos seus militantes a lutar pela sua independência nacional unindo os curdos do Iraque, Turquia e Síria em frente única com o governo Assad, contra o imperialismo ianque e Erdogan, dando assim um caráter extremamente progressista a sua justa aspiração nacional.

A consequente defesa do direito à autodeterminação curda através de um programa marxista revolucionário passa, neste momento, pelo chamado à unidade revolucionária dos trabalhadores turcos, iraquianos, iranianos, sírios e curdos, conformando milícias multiétnicas para derrotar o imperialismo ianque e seu agente Erdogan.