sexta-feira, 4 de junho de 2021

BRASIL VAI RECEBER PARTE DO “LIXO TÓXICO” IANQUE: BIDEN DESENCALHA A REJEITADA ASTRAZENECA EM SEU “QUINTAL” PELO MUNDO!

Nesta quinta-feira (3), o presidente iaque, Joe Biden, anunciou a suposta “doação” de 80 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para dezenas de países nas próximas semanas. O Brasil está na lista dos 40 países que receberão parte desse lote. De acordo com o comunicado, seis milhões de doses de imunizantes são destinados para a o seu "quintal" na América Latina, incluindo o Brasil. Cuba não está na lista, a Ilha está desenvolvendo sua própria vacina Soberna! Como o imperialismo ianque têm contratos suficientes com outros grandes fabricantes de vacinas para imunizar toda a sua população e, possivelmente, o suficiente até para reforçar a vacinação futuramente com uma terceira dose vai desencalhar seu lixo, a rejeitada mundialmente vacina AstraZeneca. A “fartura de vacinas” da Casa Branca foi o motivo alegado para descartar a possibilidade de seu governo utilizar o fármaco imunizante Astrazeneca, “queimado” em virtude das milhares de reações adversas (inclusive centenas de mortes) de pacientes após terem sido inoculados com o produto.

 

Em março, uma agência de sanitária dos EUA afirmou que os dados da empresa AstraZeneca forneciam um quadro incompleto de sua eficácia. Também mês passado, a maior parte dos países europeus chegaram a suspender temporariamente a utilização da vacina do laboratório inglês, mas sob pressão da corporação imperialista voltaram a autorizar a inoculação do fármaco, embora os governos (a exceção é claro do Reino Unido) não demonstrassem mais interesse na compra do medicamento. 

É neste quadro de profunda desconfiança científica acerca deste fármaco, causador de enfermidades graves em um percentual muito elevado, que dezenas de países do mundo todo cancelaram suas encomendas ao laboratório inglês, isto é os que não estiverem obrigados a comprar o produto por força dos contratos abusivos e já assinados, como é o caso do Brasil.

O governo neofascista de Bolsonaro, através do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, tem feito contato com autoridades norte-americanas inclusive Fauci, com o objetivo de conseguir estas vacinas rejeitadas pelos EUA. É a velha lógica do imperialismo ianque aplicada a suas “colônias” Latino-americanas, valendo plenamente na pandemia do coronavírus: Todo o lixo tóxico (em seu sentido mais amplo) dos EUA, acaba sendo descarregado nos países imperializados. 

Como Bolsonaro não passa de uma cadela dos ianques, aceitará pagar de “bom grado” bilhões de dólares por uma vacina cancelada pelos governos imperialistas.