segunda-feira, 7 de junho de 2021

“TODOS CONTRA BOLSONARO”: UMA POLÍTICA PARA CONTER LUTA DIRETA DOS TRABALHADORES E FORTALECER ILUSÕES NO CIRCO ELEITORAL BURGUÊS

Cotado como possível candidato do PSDB na chamada “terceira via”, tucano senador Tasso Jereissati garante que Jair Bolsonaro será responsabilizado, no término da CPI da Covid, será apresentado como o único genocida e completamente desgastado em 2022: “Se você for falar de vacina, onde parou o processo de compra, a lentidão, você vai no Pazuello, vai no outro, e acaba no Bolsonaro. Se você fala em críticas e obstáculos ao afastamento social e ao uso de máscara... Bolsonaro. Pode criticar o ministro da Saúde, mas acaba no Bolsonaro”, disse ele, em entrevista ao Globo. Do PSDB ao PT, “todos contra Bolsonaro”, ou seja, o arco político burguês unido em uma frente para conter o avanço da luta direta dos trabalhadores e para fortalecer as ilusões no circo eleitoral burguês.

Como não poderia deixar de ser Tasso defende os interesses da Big Phama: “Sobre a cloroquina, por que essa prescrição de um remédio sem comprovação científica, quem fez, quem não fez, segue a linha e acaba no Bolsonaro. E agora estamos vivendo esse problema de aglomeração, com uma ameaça, se já não uma realidade, de terceira onda. E o Ministério da Saúde praticamente imobilizado, não se pronuncia sobre essa aglomeração, se promove uma Copa América. E o que tem por trás disso? Bolsonaro. Então, todos os indícios levam ao grande chefe disso tudo, o grande chefe dessas falhas todas é sem dúvida nenhuma o Bolsonaro, cercado por maus conselheiros", afirmou.

PSDB e PT estão fortalecendo os laços políticos para a eleição presidencial de 2022, avançando na frente ampla burguesa que vai do PSDB, setores do Centrão, passando pelo PT, PSOL, PCdoB e... abarcando até o PCO de Rui Pimenta, que também faz parte dos patrocinadores do portal 247 e de sua política de colaboração de classes.

Somente uma esquerda corrompida como o PCO, ainda tenta apresentar Lula como sendo uma candidatura legítima da classe trabalhadora, quando a realidade aponta exatamente o inverso. O PT deseja ser a opção preferencial do imperialismo ianque para as próximas eleições presidenciais, o nome da Casa Branca escolhido para derrotar o neofascista Bolsonaro, pelo menos está se esforçando muito nesta direção...

 

Alimentar ilusões em alianças inócuas e sem nenhuma base real de luta com frações da burguesia é preparar o caminho para novas derrotas do proletariado, à semelhança do que ocorreu nas últimas eleições onde a Frente Popular participou e legitimou o processo mais fraudulento de toda nossa curta história republicana. Nossa tarefa tática no próximo período deverá ser a da recomposição de forças no campo operário e popular, na perspectiva da revolução socialista como a única vereda programática segura para conduzir a derrota da ofensiva neofascista e do chamado “centro civilizatório” burguês que une PT e PSDB para gerir os negócios da burguesia em nosso país.