terça-feira, 5 de outubro de 2021

A SERVIÇO DA BIG PHARMA: EUROPA VAI APLICAR TERCEIRA DOSE DA VACINA-COVID EM TODOS OS ADULTOS

Nesta segunda-feira (4), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que faz o papel da Anvisa na União Europeia, deu o aval para a aplicação da terceira dose da Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e da Spikevax (Moderna) em adultos saudáveis. Com isso, a distribuição não será limitada apenas a grupos de risco. Para a população de 18 a 55 anos, a agência recomenda o reforço vacinal, desde que se respeite um intervalo mínimo de seis meses em relação à segunda dose do imunizante. A Big Pharma conseguiu impor essas determinações.

Já para a população com sistema imunológico “severamente enfraquecido”, que inclui idosos e portadores de outras condições que podem agravar o desfecho da covid-19, a recomendação da agência é uma dose extra com um intervalo de 28 dias.

EMA recomenda reforço para adultos de todas as idades, mas prioridade é de idosos e imunossuprimido

Apesar da liberação da agência europeia, países têm a prerrogativa de conduzirem suas próprias campanhas de imunização, e alguns deles já haviam começado a aplicar o reforço mesmo antes do parecer da EMA.

França, Alemanha e Bélgica, por exemplo, já haviam começado a aplicar a terceira dose em idosos e imunossuprimidos desde o mês passado. Já na República Checa e na Hungria, toda a população adulta já podia reforçar sua imunização.