sexta-feira, 7 de maio de 2021

LAMENTO PELA MORTE DO ATOR PAULO GUSTAVO EXIGE PERGUNTAR: QUEM SÃO OS GENOCIDAS QUE MATAM TODOS OS DIAS NOSSO POVO NOS SUCATEADOS HOSPITAIS PÚBLICOS, VERDADEIROS AÇOUGES HUMANOS?

A morte do ator Paulo Gustavo nesta semana provocou uma comoção nacional. A Rede Globo, a cínica nova paladina da “defesa da vida e da ciência”, aproveitou o trágico acontecimento para reforçar sua campanha contra Bolsonaro, apontando-o como o único “genocida” responsável pelas mais de 400 mil mortes que acometeram o país, carimbadas como provocadas pela pandemia da Covid-19, livrando a cara da Big Pharma e dos governadores e prefeitos neoliberais que fazem negociatas milionárias com as verbas do sucateado SUS como parte da corrupção inerente ao sistema capitalista!

Em primeiro lugar é preciso ter claro que o caro e moderno tratamento por oxigenação por membrana extracorpórea, ECMO, que foi utilizado na assistência médica privada ao comediante para combater complicações da Covid, foi barrado de ser disponibilizado na rede pública de saúde (SUS), ainda em pleno início do segundo governo Dilma Rousseff (PT). Tampouco os governadores estaduais e prefeitos disponibilizam esse aparato médico avançado nos seus sistemas de saúde público. Pelo contrário são efetivados nos estados e municípios intubamentos precários, sem os anestésicos e medicamentos para fazê-los com o mínimo de segurança, e tampouco com médicos especializados neste complexo procedimento. 

Esse ato criminoso levou milhares de pacientes a óbito nesta pandemia, principalmente em hospitais públicos do SUS, gerenciados em sua totalidade (com verbas federais) pelos gestores burgueses neoliberais estaduais e municipais.

Lembremos que em 2015, justamente quando a presidente petista lançou um pacote neoliberal, introduzindo uma mini (contra)reforma da previdência para retirar direitos sociais e reduzir drasticamente as verbas públicas para saúde e assistência social. A máquina (ECMO) é utilizada para o tratamento de pneumonias graves, no entanto, o mecanismo foi barrado em 2015 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão vinculado ao então ministro da saúde Arthur Chioro, dirigente petista de larga atuação no setor sanitário.

A direção do Conitec na época, levou em conta que as pesquisas existentes sobre o tratamento mostraram uma excelente eficácia, porém para seu uso, “são necessários gastos bastante elevados”. Em resumo o ministro petista da saúde, Arthur Chioro, que comandava o órgão, afirmou: o tratamento é bom, mas não é para os pobres do SUS...

Alertamos que na atual fase da pandemia, o Brasil enfrenta dificuldades para suprir a crescente demanda por medicamentos necessários para a intubação de pacientes da Covid, o que pode levar a situações de “tortura” nos hospitais. 

O procedimento da intubação, delicado e doloroso, liga o paciente a um respirador e exige técnica e habilidade de um médico especialista, que tem um tempo relativamente curto para realizar a intubação. Também são necessários os sedativos, neurobloqueadores e analgésicos opioides, sem estes fármacos o procedimento se transforma em uma “seção de tortura”, que na grande maioria dos casos leva a morte do doente.

A falta de medicamentos tem gerado sofrimento nos processos de intubação no Brasil, com casos em que pacientes são até amarrados para suportar a dor. O procedimento de intubação sem esses medicamentos é caso de “tortura”. As substâncias são necessárias para permitir uma facilidade maior ao processo de intubação, que nada mais é do que a introdução de um tubo através do nariz ou da boca e que vai chegar pela traqueia até os pulmões. Evidentemente esse procedimento realizado com o indivíduo acordado é nazista, é uma tortura a sangue-frio.

Houve durante o último ano uma falta de capacidade da indústria farmacêutica (Big Pharma) para atender o crescimento da demanda e a disparada dos preços dos medicamentos necessários para a intubação chegaram a ficar dez vezes mais caros! 

A ausência destes medicamentos nos hospitais, por pura especulação comercial, para pressionar a subida dos preços, representou um verdadeiro genocídio contra o povo brasileiro.

Fundamentalmente são os governadores e prefeitos burgueses de todo o arco político nacional (esquerda, centro e direita) quem criminosamente seguem as ordens da governança global do capital financeiro, fazem negócios bilionários com os grandes laboratórios e provocam conscientemente um genocídio, mas sob a cortina de fumaça da “defesa da vida e da ciência” jogam toda a responsabilidade sobre o neofascista Bolsonaro, outro cúplice das mortes em curso!

Esses procedimentos são gerenciados em quase sua totalidade (com verbas federais) pelos governos burgueses estaduais não só da “direita tradicional” mas também da “esquerda tradicional” como por exemplo no Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará e Pernambuco

Entretanto a esquerda reformista e domesticada, não tem o menor interesse em atacar as corporações imperialistas farmacêuticas, o único objetivo destes midiotas é fazer “demagogia eleitoral” visando 2022, taxando o neofascista Bolsonaro de genocida, enquanto a Big Pharma e os governos estaduais (o primeiro é criminoso pela alta dos preços e o segundo por gerenciar irresponsavelmente toda a verba do SUS) passam incólumes nesta verdadeira matança.

Para atender a demanda comercial da Big Pharma (venda de ventiladores pulmonares e fármacos de sedação), os governos estaduais (através de suas Secretarias de Saúde) orientaram os intubamentos a “qualquer preço”, mesmo que faltasse uma parte da cesta de medicamentos necessários para o procedimento, ou mesmo médicos especializados.

Nossa solidariedade com a família do ator Paulo Gustavo e, acima de tudo, com os milhares de trabalhadores que morrem diariamente por todos os tipos de doença (e não só a carimbada como Covid-19) nos obrigam a denunciar não apenas o genocida Bolsonaro mas também os governadores e prefeitos neoliberais, tão genocidas como ele no crime de matar nosso povo nos verdadeiros açougues humanos que são os hospitais públicos e postos de saúde sucateados espalhados pelo país, sem remédios, profissionais e aparelhos de ponta como o usado no tratamento do comediante, que apesar de ter a melhor tecnologia do mundo a sua disposição infelizmente veio a falecer!