domingo, 16 de maio de 2021

50 ANOS DO ASSASSINATO DE STUART EDGAR ANGEL JONES PELA DITADURA MILITAR: VINGAR A MORTE DE NOSSO COMBATENTE COM A LUTA PELA REVOLUÇÃO E O SOCIALISMO!

Em maio de 1971, Stuart Edgar Angel Jones, militante do MR-8, foi capturado e levado pelos agentes do Centro de Informações da Aeronáutica (CISA) para a Base Aérea do Galeão, local de tortura e prisão para opositores do regime. Atraído para um aparelho no Grajaú, em São Paulo, Jones caiu em uma armadilha, conforme foi descrito por Alex Polari, guerrilheiro que testemunhou a tortura e momentos finais de Stuart Edgar Angel Jones. Colocado em um porta-malas de um opala, o camarada foi levado à base, onde sofreu com os mais violentos tipos de agressão. Primeiramente foi amarrado em um carro e arrastado pelo local, quando o veículo parava, Stuart era obrigado a colocar a boca no escapamento quente do carro e respirar aos gases que por lá saíam. Seu torturador, Abílio Alcântara, exigia o local exato de Carlos Lamarca, mas Stuart Edgar se recusou a falar. De sua cela, Polari conseguiu observar grande parte das torturas, dizendo ainda que Stuart havia sido deixado noite adentro, agonizando sozinho. As revelações foram feitas por Alex em uma carta entregue a Zuzu Angel, no Dia das Mães. Embora tenha unido forças para pressionar as autoridades americanas e brasileiras, devido a sua reputação internacional, a estilista morreu sem saber o que de fato acontecera com o corpo de seu filho, na verdade ela também foi assassinada pela ditadura em um acidente fabricado. Em nome da LBI prestamos nossa justa homenagem a esse herói da esquerda na luta contra a ditadura militar, seu nome entrou para a galeria de mártires do povo brasileiro e virou referência obrigatória para todos aqueles lutam até hoje contra a ditadura do capital e a dominação imperialista. 

Documentos revelados em 2013 pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) auxiliam a entender — e confirmar — a morte do guerrilheiro. Um texto nomeado nº 1008, de 14 de setembro de 1971, apresenta relatos de autoridades militares sobre a prisão de Jones, as informações estão sob o título: “Stuart Angel Jones — Falecido”; podendo ser consultadas no Arquivo Nacional. Já a papelada, chamada de “Informação nº 4.057” apresenta o nome de Stuart Jones em uma longa lista de 89 militantes mortos na mesma época. Seu corpo segue desaparecido.

A LBI, que se mantém firme no combate por desmascarar a democracia dos ricos como uma face da ditadura do capital e dedica o melhor de suas forças à construção do Partido Revolucionário, espelha-se no exemplo de Stuart que não traiu a causa que defendia, morreu em luta e pagou com a sua própria vida na luta contra os gorilas genocidas!

Nossa melhor homenagem a esse herói da luta do proletariado contra a ditadura militar é manter o combate revolucionário ao capitalismo, enfrentando tanto a farsa do regime da democracia dos ricos, como seu gerente de turno, o neofascista Bolsonaro.