segunda-feira, 24 de maio de 2021

MALI AFRICANO: O SEGUNDO GOLPE MILITAR EM MENOS DE UM ANO. ORGANIZAR JÁ A RESISTÊNCIA AO FASCISMO COM A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL DOS POVOS

A Nova Ordem Mundial da pandemia, vem patrocinando silenciosamente a volta de golpes militares “clássicos”. O desferido em Myanmar na Ásia inaugurou uma sequência de quarteladas típicas do militarismo fascista. Agora o Mali na África sofre a segunda intervenção militar em menos de 1 ano, é o chamado “golpe dentro do golpe”. Generais do Mali detiveram o presidente, o Primeiro-Ministro do governo interino do país africano, aprofundando o caos político meses após o primeiro golpe militar que derrubou o presidente anterior. O presidente Bah Ndaw, o premiê Moctar Ouane e o ministro de Defesa Souleymane Doucoure foram levados para uma base militar em Kati, no entorno da capital Bamaco, horas depois que dois membros do Exército perderam seus cargos durante uma reforma no governo. As atuais prisões são mais uma demonstração de força do Alto Comando no Mali, após a derrubada do presidente eleito Ibrahim Boubacar Keita em agosto do ano passado.

LEIA TAMBÉM: TENSÃO NO MALI: KEITA, FANCHOTE DAS METRÓPOLES CAPITALISTAS É DERRUBADO POR GOLPE MILITAR... NENHUM APOIO AOS BANDOS BURGUESES EM CONFLITO! CONSTRUIR ATRAVÉS DA LUTA REVOLUCIONÁRIA UMA ALTERNATIVA PRÓPRIA DOS TRABALHADORES!

O trágico episódio de hoje (24/05) tem potencial para exacerbar ainda mais a instabilidade no país da África Ocidental, onde grupos islamistas violentos, ligados à Al-Qaeda e ao Daesh (organizações terroristas proscritas na Rússia e em outros países) controlam grandes áreas no deserto situado ao norte.

Após o golpe de agosto do ano passado, Ndaw e Ouane tinham a missão de coordenar uma transição de 18 meses para a eleição de governo civil, mas, aparentemente, eles se movimentaram para tentar reduzir o controle militar de diversos postos-chave do governo, que acabou sendo derrubado.

A crise no Mali remonta ao ano de 2012, quando o presidente Amadou Toumani Toure foi derrubado por uma junta militar. Sua saída desencadeou um rebelião étnica tuaregue, que incialmente contou com o apoio de grupos jihadistas e tomou o controle do norte do país. Pouco depois, os islamitas se voltaram contra os tuaregues e assumiram diversos territórios que haviam sido capturados.

Com o agravamento da crise, o governo do país africano desastrosamente “pediu” uma intervenção ao imperialismo francês em 2013, que realiza operações militares contra os insurgentes e mantém um contingente na região do Sahel. Desde então, alguns acordos foram assinados, mas a luta prosseguiu. Os rebeldes se reagruparam e passaram a realizar ataques frequentes contra soldados e civis. Além disso, os islamitas exportaram seus métodos para países vizinhos, como Burkina Faso e Níger, onde os ataques cresceram significativamente a partir de 2017. Em resumo a interferência francesa só serviu para transformar o país em uma plataforma do imperialismo europeu para abrigar os grupos terroristas “amigos”...

A tarefa das forças anti-imperialistas neste momento onde a vanguarda do proletariado malinês está sob risco de ser simplesmente eliminada pelos generais genocidas, é desenvolver uma ampla campanha de solidariedade internacional, agregando a denúncia do novo golpe militar, com o fomento dado pelo imperialismo a grupos terroristas islâmicos que sejam inimigos viscerais dos regimes nacionalistas burgueses na África, Ásia e Oriente Médio.