segunda-feira, 24 de maio de 2021

IMPERIALISMO DEMOCRATA: BIDEN MANTÉM O SAQUE AO PETRÓLEO SÍRIO, APOIANDO OS TERRORISTAS DO DAESH 

O ministro das Relações Exteriores da Síria afirmou neste último domingo (23/05)que os Estados Unidos continuam envolvidos em um saque generalizado dos recursos naturais da Síria e também reforçam os terroristas para enfrentar o país árabe: “Os Estados Unidos devastam nossos recursos e apóiam grupos terroristas [dentro da Síria] trazendo armas para o país, "Faisal al-Mekdad declarou à televisão libanesa al-Mayadeen no domingo, :”Washington e seus aliados atacam comboios de petróleo dentro da Síria, disse ele, acrescentando que a “atrocidade era "uma marca de vergonha da direita na testa do atual presidente Joe Binden”. 

Os Estados Unidos invadiram a Síria em 2014 à frente de dezenas de seus aliados da OTAN, sob o pretexto de lutar contra o grupo terrorista Takfiri do Daesh.  A coalizão liderada pelos EUA mantém sua presença militar no país, embora o governo da Síria e seus aliados, incluindo Irã e Rússia, tenham derrotado exemplarmente o grupo terrorista no final de 2017. 

Desde que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump assumiu o cargo, Washington, ele admitiu, estar envolvido na apropriação indébita dos recursos petrolíferos do país árabe e no fortalecimento dos militantes curdos no leste da Síria para ajudar no roubo de petróleo. Entretanto o Democrata Binden, saudado pela esquerda reformista como “humanista”, mantém intacta a mesma política do Pentágono para toda região do Oriente Médio. 

O Ministro Mekdad também se referiu a ataques esporádicos do regime israelense, principal aliado regional dos Estados Unidos, a petroleiros na costa da Síria. Ele disse que deve haver um mecanismo de dissuasão que possa desencorajar tais ataques.  "O regime israelense e seus apoiadores devem saber que os ataques aos petroleiros vão custar caro", disse Mekdad. 

Enquanto isso, ele expressou sua gratidão ao Irã e à Rússia por seu apoio a Damasco em sua luta contra o terrorismo. A República Islâmica do Irã tem prestado assessoria militar ao país em face dos terroristas e militantes Takfiri apoiados por sionistas do enclave de Israel, enquanto a Rússia vem apoiando as operações terrestres do exército sírio com seu poder aéreo. "Estamos orgulhosos de nossa aliança [com o Irã e a Rússia] para derrotar o terrorismo e restaurar a situação normal na Síria", disse o principal diplomata do governo de Bashar Assad.  

O ministro das Relações Exteriores da Síria também reiterou separadamente a posição de seu país em apoio à Palestina, aos refugiados palestinos e aos grupos de resistência palestinos, dizendo: "As portas de Damasco estão sempre abertas para os combatentes da resistência palestina". Uma combativa posição do regime nacionalista sírio em apoio a resistência palestina.