quarta-feira, 19 de maio de 2021

CUBA RECOMENDA O USO DE HIDROXICLOROQUINA COMO TRATAMENTO PRECOCE PARA COMBATER A COVID-19: SERIA O MINISTÉRIO DA SAÚDE DA ILHA DE FIDEL “NEGACIONISTA”?


A posologia do uso da Hidroxicloroquina está descrita em dois documentos oficiais que dão as diretrizes para o enfrentamento da covid-19 em Cuba. Na página do Ministério da Saúde Pública de Cuba, estão disponíveis o Protocolo provisional de Cuba vs covid e a Versión 1.4 do Protocolo de Actuación Nacional para la Covid-19. O primeiro foi publicado em abril de 2020, e o segundo, em maio do mesmo ano. Ambos trazem diversas recomendações para o combate o Coronavírus, incluindo o tratamento com um coquetel de Kaletra e cloroquina, orientações que não foram descartadass ou rechaçadas em 2021, ao contrário, estão mantidas e foram aprimoradas conforme documento de janeiro deste ano - Versão atualizada 1.6 (ver abaixo*) porque justamente são fármacos baratos e eficazes no combate a Covid. Cabe então a pergunta a esqueda domesticada servil a OMS: Seria o Ministério da Saúde do Estado Operário Cubano “negacionista”?

O site cubaperiodistas.cu (julho/2020) repercutiu uma entrevista sobre o uso da hidroxicloroquina no combate à covid-19 em Cuba que foi publicada dias antes pela Anadolu Agency, agência internacional de notícias com sede na Turquia. O entrevistado foi o médico Agustín Lage Dávila, membro do Partido Comunista Cubano. Ex-diretor do Centro de Imunologia Molecular de Havana, ele ocupa atualmente um alto cargo na BioCubaFarma, empresa que tem joint ventures na China para a pesquisa e a produção de medicamentos.

Durante a entrevista, Dávila confirmou a prescrição da medicação em Cuba. “Usamos a hidroxicloroquina no protocolo para tratamento de pacientes com coronavírus”, disse o médico, aproveitando para informar que o remédio continuará a ser usado, embora não seja o “componente principal” das normas cubanas. A empresa para a qual Dávila trabalha tem quatro novas patentes de medicamentos candidatos a substitutos da hidroxicloroquina. De patente livre, o remédio que tem salvado vidas na ilha, não gera lucro a ninguém, o que vem que se chocando com os interesses da Big Pharma que condena o uso do fármaco barato!

"Estamos cientes das controvérsias em torno deste produto", disse o Dr. Agustín Lage à Anadolu. Os médicos aqui”, acrescentou,“ em sua maioria, têm uma boa opinião sobre os resultados que alcançaram, desde que o medicamento seja usado precocemente em baixas doses e apenas em pacientes sem comorbidades, que podem ser complicadas pela hidroxicloroquina.

Em resumo, Cuba recomenda o tratameto precoce de Hidroxocloquina mas a esquerda brasileira domesticada (PT, PSOL, PSTU, PCdoB) condena o uso do medicamento simplesmente porque Bolsonaro a recomenda, apesar de não ter garantido acesso ao medicamento nos postos de saúde, não passando de uma demagogia barata do presidente que muito fala mas nada faz contra os grandes laboratórios farmacêuticos capitalistas!

*MINISTERIO DE LA SALUD PÚBLICA DE CUBA: PROTOCOLO DE ACTUACIÓN NACIONAL PARA LA COVID-19 ENERO 2021 (CLIK PARA LER)