sábado, 1 de maio de 2021

FRANÇA, ITÁLIA, TURQUIA: TRABALHADORES ENFRENTAM “REPRESSÃO SANITÁRIA” NO 1º MAIO MOSTRANDO CAMINHO DA LUTA DIRETA... NO BRASIL, CUT FAZ ATO VIRTUAL COM INIMIGOS DE CLASSE

Neste sábado, 1º de Maio, ocorreram conflitos entre a polícia e a multidão durante as manifestações do dia do trabalhador na França, Itália e Turquia. Os confrontos entre os manifestantes e a polícia estouraram neste sábado em algumas cidades da França durante as marchas anuais por ocasião do primeiro de maio. Em Paris, a tropa de choque disparou gás lacrimogêneo contra sindicalistas que tomaram as ruas da capital. Também ocorreram confrontos entre a tropa de choque e a multidão na cidade italiana de Torino, onde os agentes tiveram que intervir para impedir que os manifestantes chegassem à Prefeitura, onde ocorreram atos oficiais por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador. Na Turquia, a polícia disparou gás lacrimogêneo e prendeu dezenas de manifestantes que marchavam em direção à Praça Taksim, em Istambul. Pelo menos 100 manifestantes foram presos durante a manifestação contra o fascismo sanitário e em defesa dos trabalhadores!

Essas manifestações deve ser saudadas como um marco político diferenciado diante da paralisia da esquerda mundial no curso da pandemia e que somente promoveu “atos virtuais”, sem nenhum conteúdo de luta da classe operária, como ocorreu no Brasil. 

Enquanto ocorreram estas manifestações na Europa sendo reprimida violentamente pelo Estado Burguês por manter viva a histórica tradição de luta do Dia Internacional do Trabalhador, no Brasil a CUT além de acovardada diante da pandemia do coronavírus, também revelou estar vendida aos nossos inimigos de classe, dividiu o palanque virtual com as lideranças corruptas da Frente Popular de colaboração de classes com políticos burgueses como FHC!