domingo, 2 de maio de 2021

FRENTE AMPLA BURGUESA EM HORÁRIO NOBRE: REDE GLOBO EXIBE NO JORNAL NACIONAL FALAS DE LULA, DILMA, CIRO E FHC... FAMÍGLIA MARINHO ELOGIA “LIVE” DE COLABORAÇÃO DE CLASSES DO 1º DE MAIO DA CUT

O Jornal Nacional, da Rede Globo da Famíglia Marinho, exibiu declarações de Lula, Dilma, Ciro e FHC no ato virtual do Dia dos Trabalhadores da CUT e demais centrais controladas pela burocracia sindical pelega. O “JN”, um dos principais porta-vozes do imperialismo ianque no Brasil, passou em horário nobre na TV trechos do pronunciamento de Lula em que o ex-presidente petista ataca Bolsonaro e aponta as eleições como o instrumento de mudança “O Brasil, o povo, as trabalhadoras e os trabalhadores, as crianças, os jovens e os aposentados não deveriam estar passando por tanto sofrimento. Minha indignação diante de tanta injustiça é muito grande. Mas ainda maior que a indignação é a minha confiança no povo brasileiro. Ele é maior do que essa gente que está destruindo nosso país. O Brasil vai dar a volta por cima. Não podemos perder a esperança”, disse Lula. A Globo elogiou o fato das centrais sindicais e movimentos de oposição burguesa evitaram promover aglomerações neste sábado em razão da pandemia de Covid-19, seguindo a pauta programática do fascismo sanitário que ordena os trabalhadores a ficaram em casa, sendo reprimidos se forem às ruas. 

Foi um sinal de simpatia da Globo para a esquerda domesticada que segue a pauta do terror sanitário imposto pela governança global do capital financeiro. “O Vale do Anhangabaú ficou vazio. Pelo segundo ano consecutivo, as centrais sindicais organizaram um evento pela internet com shows de artistas e exibição de mensagens de políticos de diferentes correntes e partidos”, disse a apresentadora Mariana Gross. 

Na sequência, foram exibidos trechos dos discursos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), além das falas do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em uma demonstração evidente de apoio da Famíglia Marinho a frente ampla burguesa que vem sendo costurada por Lula.

Por sua vez, ato do PCO de 1º de maio na Praça da Sé, que contou com particação de petistas de segunda linha, não foi um ponto de apoio concreto para alavancar a luta direta dos trabalhadores contra o conjunto do regime político burguês, que tem em Lula um dos pilares de sua sustentação, ao contrário foi uma manifestação de “carne e osso” justamente no dia dos trabalhadores para alimentar ilusões reformistas no PT, no pacto social com a burguesia e no circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos.

Nosso balanço é que a "live" da CUT com Lula e FHC foi a expressão do nível de degeneração ideológica e política da burocracia petista, com sua integração a burguesia e rompendo com qualquer traço de classismo, sendo um verdadeiro obstáculo a ação direta das massas contra a ofensiva do Estado capitalista. 

O esforço do PT, para não falar dos outros pelegos, em construir a Frente Ampla nas próximas eleições presidenciais de 2022, foi total neste Primeiro de Maio, desfigurado pela burocracia sindical, avançado mais um degrau na colaboração de classes com o aplauso da Rede Globo.