sexta-feira, 1 de abril de 2022

ISSO A OTANEWS NÃO MOSTRA: FILHO DE BIDEN ENVOLVIDO DIRETAMENTE NO FINANCIAMENTO DOS BIOLABS NA UCRÂNIA

A operação militar russa na Ucrânia possibilitou o desmantelamento de cinco laboratórios biológicos que participaram de projetos encomendados diretamente pelo Pentágono. O fundo de investimento de Hunter Biden, empresário e filho do presidente dos EUA, esteve envolvido no "financiamento de programas biológicos em território ucraniano", disse o chefe das Tropas de Defesa Radioativa em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Química e Biologia da Rússia, Igor Kirílov. Hunter Biden "teve um papel fundamental na criação da oportunidade financeira de trabalhar com patógenos na Ucrânia", disse Kirillov, referindo-se à correspondência do empresário com funcionários do Pentágono, à qual o Ministério da Defesa russo teve acesso. Assim, segundo a agência, Biden ficou responsável pela captação de recursos para as empresas Black & Veach e Metabiota.

"Aumentamos nosso investimento na Metabiota em US$ 250.000", diz uma carta enviada a Biden por um funcionário da Rosemont Seneca Partners, fundo de investimento fundado pelo filho do presidente dos EUA. 

Segundo Kirillov, a empresa Black & Veach “trabalha para o Pentágono desde 2008 em projetos para estudar bioagentes potencialmente perigosos”. A atividade da empresa "levantou muitas questões, inclusive dos serviços de segurança ucranianos", disse o alto funcionário, citando um relatório de 2017 do Serviço de Segurança Ucraniano, que diz que foi encomendado pelos EUA. Black & Veach "investiga patógenos particularmente perigosos que pode ser usado para criar ou melhorar novos tipos de armas biológicas ."

Por sua vez, a Metabiota, que é "conhecida pelos seus avanços na previsão de surtos de doenças infecciosas ", "foi contratada pelo Pentágono para modelar uma situação epidémica no espaço pós-soviético", especificou o representante da pasta da Defesa.

Kirillov observou que Robert Pope, então funcionário da Agência de Redução de Ameaças de Defesa dos EUA (DTRA), também é "uma das figuras-chave" envolvidas na " criação de armas biológicas " na Ucrânia.

Joanna Winthrol, chefe do escritório do DTRA na Ucrânia, supervisionou a coordenação dos projetos de armas biológicas naquele país e a seleção dos executores, de acordo com o alto funcionário. "Sob sua supervisão direta, os projetos UP-4, UP-6 e UP-8 nos Estados Unidos foram realizados para estudar patógenos mortais como antraz, febre congolesa e leptospirose", esclareceu.

Kiev estava desenvolvendo "meios técnicos de  entrega e uso de armas biológicas"

Nesse contexto, Kirillov destacou uma carta da empresa ucraniana Motor Sich ao fabricante turco de drones Baykar Makina. Os ucranianos perguntaram especificamente se os drones poderiam transportar 20 litros de carga útil aerossolizada por uma distância de 300 quilômetros, o que os colocaria ao alcance de uma dúzia de grandes cidades russas e quase toda a Bielorrússia.

"O UAV é capaz de atingir um alcance de 300 quilômetros? Existe um sistema ou mecanismo de pulverização de aerossol com capacidade superior a 20 litros?", perguntou a empresa ucraniana.

"Trata-se do desenvolvimento, pelo regime de Kiev, de meios técnicos de entrega e uso de armas biológicas, com a possibilidade de usá-los contra a Federação Russa ", especificou o alto funcionário.

Da mesma forma, o alto funcionário informou que a operação militar russa na Ucrânia permitiu o desmantelamento da operação de cinco laboratórios biológicos em Kiev . As instalações de pesquisa, onde trabalharam com patógenos de antraz, tularemia, brucelose, cólera, leptospirose e peste suína africana, participaram de projetos encomendados diretamente pelo Pentágono, cujos objetivos no território ucraniano estão "longe dos cientistas", disse Kirillov. 

"Foi confirmado que os laboratórios participaram de trabalhos encomendados pelo departamento militar dos EUA ", disse o chefe das tropas de defesa radioativa, química e biológica da Rússia.